Breaking News

Crescimento traz necessidade de novas coberturas .

Fonte: Revista Cobertura

Com mercado mato-grossense em franca expansão, presidente do Sincor pretende levar mais seguradoras para a região.

Por Carol Rodrigues

Um território que se transforma em um grande canteiro de obras e que ingressou em um processo de industrialização, cujas demandas por proteções são crescentes. É diante desse cenário vivido pela população do Mato Grosso que José Cristóvão Martins assumiu a presidência do sindicato dos corretores, cujo mandato segue de 2011 até 2014.

Por isso, entre os projetos da plataforma da nova diretoria estão ações para aproximar os corretores da entidade. “Precisamos nos unir para que possamos fazer frente ao avanço tecnológico pelo qual o Estado do Mato Grosso passa”, assinala.

Segundo ele, o mercado local cresce, em virtude da demanda empresarial da região, e na mesma proporção aumenta a necessidade por mais coberturas securitárias. “Mato Grosso avança em um processo de industrialização, pois as multinacionais na área do agronegócio estão chegando”.

Nesse contexto, o presidente do Sincor-MT tem como objetivo atrair os olhares e investimentos das seguradoras. “As companhias têm representatividade no Estado, mas os produtos são limitados. É necessário que tenhamos produtos diferenciados na região, principalmente em se tratando do agronegócio para que possamos atender a demanda da população de maneira geral”, conta o presidente, para quem é papel do sindicato mostrar às companhias a oportunidade de investimento.

Preparo para o novo mercado

Por outro lado, para atender essa demanda, todo o trabalho do sindicato está alinhado à qualificação profissional dos corretores, por meio de treinamento, reciclagem e conhecimento de novos produtos. Para isso, a entidade contará com a parceria com a Escola Nacional de Seguros – Funenseg.

José Cristóvão, que milita na área de seguros desde 1980, avalia que o mercado mato-grossense anseia por inovações. “Todo esse cenário é bom para o corretor de seguros. A capital Cuiabá se transforma em canteiro de obras. Estamos recebendo investimentos e observamos empresas de outros Estados se instalando por aqui, e elas necessitam de produtos diferenciados, que até então não eram tão comuns como Garantia, Riscos de Engenharia, RC e Fiança Locatícia”.

O cenário vai ao encontro do objetivo do sindicato de também incentivar os corretores a atuarem em outros ramos, já que o desenvolvimento do Estado representa oportunidades.

Hoje o Estado conta com cerca de 640 corretores pessoa física e jurídica em atividade, sendo que 14% deles são associados à entidade. O presidente do Sincor-MT considera o número pequeno diante da dimensão do Estado 903.329 km2 e do volume populacional de 3.033.991 habitantes, de acordo com levantamento do IBGE de 2010.

Algumas outras ações da entidade fundada em 1989 estão em andamento, como a retomada da construção da sede própria, cuja conclusão está prevista para abril de 2012, e a descentralização do sindicato por meio de delegacias em regiões de maior desenvolvimento. Outro passo é a elaboração do site do sindicato com o objetivo de ser um canal para corretores, bem como da sociedade.

Para encerrar, José Cristóvão conta que pretende realizar um congresso na região após a Copa do Mundo, em 2014. “O Mato Grosso precisa ser visto”, conclui.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario