Breaking News

Seguro pulveriza riscos durante transporte internacional de mercadorias .

Fonte: Revista Apólice

Sobre uma operação de comércio exterior incidem diversos riscos: de natureza econômica, relativos à logística ou danos a mercadoria. Para suprir os profissionais com informações acerca do processo de contratação de seguro internacional, o Departamento de Comércio Exterior do CIESP Sorocaba realiza amanhã, dia 8 de junho, a partir de 8h30, a palestra gratuita "Seguro e Gerenciamento de Risco em Operações de Comércio Exterior e Logística".

"Trata-se de uma transferência de responsabilidades do cliente (detentor do risco) para a seguradora. Quanto maior o fluxo de informações passado ao corretor, mais adequada será a cobertura. Ao mesmo tempo, o prêmio - custo do serviço contratado pelo cliente - tende a ser reduzido", explica o palestrante, Guilherme Freitas, gerente de Riscos e Claims na Kuehne + Nagel, com experiência em reguladoras de sinistro e seguradoras e na subscrição de riscos de transporte.

Segundo ele, a contratação de seguros de transporte para as importações/exportações pulveriza as ameaças ao importador durante a operação. "Esta é uma prática comum entre as empresas, mas é importante que o contratante verifique se as coberturas contratadas, bem como os limites máximos de garantia das apólices, são condizentes a exposição de riscos a que ele está sujeito", orienta.

Em caso de sinistro, uma série de particularidades deve ser respeitada, mas cabe ao cliente comprovar que o dano ocorreu durante o transporte de sua mercadoria, por meio da identificação dos envolvidos nesse processo. Outro ponto que deve ser observado são as diretrizes estabelecidas pelo Incoterm (International Commercial Terms), que regulamenta os direitos e deveres dos importadores e exportadores durante o trânsito da mercadoria. "É de acordo com o Incoterm que será definida a responsabilidade pela carga no momento em que há uma perda", sinaliza.

A sede do CIESP fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, em frente ao Paço Municipal. Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario