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BB e Mapfre começam a integrar operações esta semana

Fonte: Viver Seguro

BB Mapfre e Mapfre BB, as duas holdings que consolidam as operações de seguros gerais, vida, rural e habitacional do maior banco do país com a maior seguradora da Espanha, começaram efetivamente a operar nesta semana. Há mais de um ano, desde o anúncio oficial da parceria, os grupos se organizam para a integração das operações, que já serão divulgadas em um balanço consolidado nos próximos dias, quando começa a safra de demonstrações financeiras do primeiro semestre.

A Susep deu uma autorização prévia para a fusão de 14 companhias, após um aporte de R$ 300 milhões do BB na semana passada. Agora, o grupo tem seis empresas e no futuro deverão somar quatro ou duas. Durante coletiva de imprensa realizada ontem com jornalistas em São Paulo, os dois presidentes anunciaram três novidades, a composição do grupo e os desafios que a parceria promete para os próximos anos.

Nas novidades temos um novo seguro rural, tropicalizado da Espanha e que garante a renda do agricultor, a busca por um parceiro em grandes riscos para aproveitar a demanda por seguros gerada pelos milionários projetos de infraestrutura e a contratação de 1 mil pessoas para o call center. “Ter um parceiro internacional nos ajuda a trazer para o Brasil várias soluções mundiais”, diz Roberto Barroso, presidente da BB Mapfre, responsável por vida, rural e habitacional.
“Os investimentos estão concentrados em tecnologia, call center e campanha publicitária que tem início no próximo dia 10”, conta Marcos Eduardo Ferreira, presidente da Mapfre BB, responsável por seguros gerais e parcerias com redes de varejo, segmento conhecido como “affinity”.

O grupo nasce com 4 mil funcionários, 17 mil pontos de vendas e 25 milhões de clientes e deverá encerrar o ano com prêmios totais de R$ 9,2 bilhões, considerando o valor obtido até maio anualizado, o que significa 7% acima dos prêmios das duas empresas registrados em 2010, de R$ 8,6 bilhões. No entanto, a meta é crescer bem acima do setor, que projeta avançar 14% em 2011.

O uso das marcas vai ser determinado pelo canal de distribuição. Para produtos comercializados nas agências do BB, a marca será BB Seguros. Já para a venda de produtos por intermédio dos corretores a marca Mapfre prevalecerá.

O call center tem a prioridade de um coração para os grupos. “Vamos fazer o atendimento aos clientes, pois esse momento de contato é prioritário para o sucesso da operação”, comentou Barroso. A primeira etapa visa a contratação de mil pessoas até o final deste ano. Num segundo passo, o grupo tentará consolidar as operações em um único local. Hoje são cinco prédios, o que eleva o custo administrativo e reduz o poder de competitividade.
Um ponto destacado por ambos foi a gestão compartilhada. O contrato assinada há quase dois anos prevê exclusividade pelo prazo de 20 anos, renovável de acordo com o desejo das partes. Barroso explicou que a Mapfre terá o controle acionário, para que as empresas sejam privadas e assim livrem o BB da burocracia de uma empresa estatal.

A principal carteira da nova empresa é o seguro automóvel, com 15% de participação de mercado. São mais de 2 milhões de veículos segurados. Segundo Barroso, seu maior desafio será desenvolver o seguro rural. “Somos o maior país do mundo em vários segmentos agrícolas e menos de 10% da safra conta com apólice de seguro”. Já para Ferreira, o desafio está na integração das equipes e dos sistemas.

Pelos cálculos dos acionistas, os dois CEOs terão, na verdade, o grande desafio de manter a rentabilidade da operação em um cenário de concorrência nunca antes visto no mercado de seguros, principalmente de automóvel. Além de novos concorrentes, os consumidores estão mais exigentes e contam com o apoio da internet para comparar preços e serviços. Sem revelar valores, o grupo mostrará aos consumidores numa nova campanha que nasce um novo conceito de seguros e uma nova geração de produtos e de atendimento.

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