Breaking News

Vale a pena contratar um seguro residencial?

Fonte: Cinform

Mesmo que não esteja entre os gastos de primeira necessidade, ter um seguro pode ser uma boa idéia se a intenção é garantir a preservação do patrimônio


Imagine chegar à sua casa depois de uma longa jornada de trabalho e encontrar fumaça saindo pelas janelas e viaturas do Corpo de Bombeiros cercando o local. Parece cena de filme, não é? Mas saiba que esse tipo de incidente não fica restrito ao universo cinematográfico e ele pode acontecer na vida de qualquer um. Inclusive na sua. Para amenizar os transtornos causados por sinistros que qualquer residência está sujeita a sofrer, os seguros residenciais se apresentam como ótima alternativa. E acredite: pior do que ter o imóvel comprometido por causa de um sinistro é não ter verba para recuperá-lo.


De acordo com Carlos Kléber, da Porto Seguro Seguros, o serviço é contratado com a chamada cobertura básica, que é também obrigatória. "O seguro deve cobrir danos causados por incêndio, por queda de raio e por explosão. Existem as garantias opcionais e, obviamente, cobra-se por elas", afirma Carlos Kleber. É nesse leque de coberturas opcionais que entram as garantias que contemplam danos elétricos, impacto de veículos, subtração de bens e até responsabilidade civil familiar, ou seja, quaisquer danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos menores de idade, empregados domésticos em exercício do trabalho e por animais domésticos são cobertos pelo seguro. Interessante não é?

Vale lembrar que, dessas coberturas opcionais, a garantia contra roubo é uma das mais procuradas, e não é preciso muita criatividade para imaginar o motivo. Nesse caso, a cobertura só vale quando há vestígios de arrombamento na residência. Em casas de veraneio, o valor do seguro geralmente sobe. !Nesse caso, o limite de indenização é o contratado na apólice. Então, quanto mais dentro da realidade for contratado o seguro, melhor", ressalta Carlos Kleber. Especialistas recomendam dispensar maior atenção ao produtos portáteis, como computadores e Tv's, por exemplo, já que eles são mais propensos a serem levados.

Para atrair ainda mais os clientes, as seguradoras também oferecem os chamados pacotes de serviços. E uma coisa é certa: a estratégia funciona. Esses pacotes oferecem desde serviços de reparos elétricos e hidráulicos até limpeza de calhas e dedetização. "Na realidade, o seguro residencial é muito mais procurado pelos serviços do que pelas garantias securitárias. Durante a vigência do contrato, o imóvel pode não ter sofrido nenhum sinistro, mas ele, certamente, precisou de conserto em algum eletrodoméstico ou dos serviços de um encanador por exemplo. Essas situações do dia-a-dia são muito mais palpáveis", explica Carlos Kleber.

Fique Atento

Ao contratar uma apólice é preciso ter em mente que o valor segurado deve ser proporcional ao custo de reconstrução do imóvel e não ao seu valor venal. "Nem o valor do terreno nem a especulação imobiliária entram no cálculo. Em caso de incêndio com destruicão total, por exemplo, é considerado apenas o valor da reconstrução do imóvel e do conteúdo da casa, até porque o terreno não vai ser afetado" explica Carlos Kleber, ressaltando que o papel social da seguradora é repor patrimônios e não proporcionar algum tipo de lucro.

De acordo com Marco Antônio Gonçalves, da Bradesco Auto/RE, uma casa localizada num condomínio com cobertura contra incêndio, roubo, raio e explosão pode ter um seguro por apenas R$ 110 mensais. Quando a casa não está localizada num codomínio residencial fachado, o valor sobe. Um orçamento da Porto Seguro, levando em consideração umaa residência no bairro Pereira Lobo, com cobertura básica e garantias contra danos elétricos, roubo e responsabilidade civil, fica na faixa de R4 500. As seguradoras também oferecem em seus pacotes os serviços assistenciais. E vale ressaltar que o valor da apólice varia de acordo com as garantias contratadas.

Então, se depois de tudo, a idéias de um seguro residencial soou atraente r você resolveu fechar um contrato, preste atenção ao endereço cadastrado e a abrangência do seguro. é interessante manter documentos que comprovem o que existe no imóvel e, se você possuir obras de arte, certifique-se que o seguro também as abarca. Também é de primeira ordem procurar um corretor de seguros cadastrado na Superintendência de Seguros Privados - Susep -, pois só ele pode oferecer o suporte técnico necessário para indicar a melhor cobertura.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario