Breaking News

Catástrofes puxam preços de seguros em regiões mais atingidas este ano

Fonte: Fenaseg

Em resposta às perdas catastróficas ocorridas no mundo nos seis primeiros meses do ano, houve um reajuste médio de 10% nas taxas das apólices da linha de property(propriedades), revela o Relatório Insurance Market Update Third Quarter 2011 (Atualização do Mercado de Seguros – 3º Trimestre de 2011), publicado pela corretora de seguros Marsh, tendo como base a evolução ocorrida nos últimos três meses.

Mas as altas em alguns países ainda são maiores. De acordo com o estudo, as apólices de seguros no Japão tiveram aumento de até 50% nas renovações. Na Austrália, onde ocorreram diversos prejuízos devido às inundações no início de 2011, as taxas sofreram ajuste de até 5% nos programas de seguros (não envolvido mineração). De acordo com o relatório, a capacidade global de seguros continua ampla, mas as seguradoras e resseguradoras adotaram duras políticas, principalmente para as regiões mais afetadas pelas recentes perdas catastróficas. Essas regiões com maiores exposições estão enfrentando dificuldades nas renovações.

Responsabilidade. No mundo todo, a maioria dos seguros de Responsabilidade Civil (RC) foi renovada com a mesma taxa ou com pequenas reduções. Por exemplo, o mercado dos EUA de seguros de responsabilidade permaneceu com taxas estáveis. Os seguros de administradores (D&O ou Directors & Officers), em praticamente todos os principais mercados, com exceção da China, apresentaram queda nas taxas. Da mesma forma, as taxas de seguro de RC profissional e para a cobertura de responsabilidade para as instituições financeiras caíram em quase todos os principais países. O relatório também identifica a crise da dívida soberana da Europa como outro risco para as seguradoras e resseguradoras. Na região, os riscos são de investimento em títulos públicos, títulos de dívida corporativa ou participação acionária em empresas com exposição.

Marsh. A Marsh, líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de riscos, trabalha em conjunto com seus clientes para definir, desenhar e distribuir soluções inovadoras e específicas para cada uma das indústrias, auxiliando-as a proteger seu futuro e a prosperar. Conta com cerca de 25 mil colaboradores que auxiliam na prestação de consultoria e capacidades transacionais para clientes em mais de 100 países. Pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies, uma companhia global de serviços profissionais com 52 mil colaboradores no mundo e com vendas anuais superiores a US$ 10 bilhões, da qual também fazem parte a Guy Carpenter, especialista em riscos e resseguros; a Mercer, consultoria em RH e serviços de aconselhamento financeiro relacionados; e a Oliver Wyman, consultoria em gerenciamento. Suas ações (símbolo: MMC) são negociadas nas Bolsas de Nova Iorque, Chicago e Londres.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario