Breaking News

Projeto para aposentadoria

Fonte: Mogi News

Algumas empresas vêm desenvolvendo programas para preparar seus colaboradores quando estão no período de pré-aposentadoria. Trata-se de uma política de gestão de pessoas enquanto na atividade laborativa, que está crescendo nas organizações que têm compromissos com as pessoas e não apenas o lucro pelo lucro, afinal de contas, estamos convivendo, ainda, com mais pessoas do que com máquinas.

Quando as pessoas estão na atividade, muitos não têm a preocupação de planejar sua vida para a aposentadoria, nem de administrar suas finanças, pois estão mais preocupados em exercer as suas funções nas empresas da melhor forma possível.

Como o programa deve ser estruturado em módulos, na sequência deve ser introduzido um módulo de Direito Previdenciário, para que o candidato tenha condições de avaliar a sua condição de futuro aposentado, dentro das leis que regem a previdência.

Apesar de ser classificado, oficialmente, como seguro de vida, o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) tem todas as características de um plano de previdência, à exceção do incentivo fiscal na acumulação e da cobrança de imposto só sobre os rendimentos, no resgate.

Por suas características relativamente simples e pela sua flexibilidade, é o produto previdenciário de maior destaque, com vendas recordes a cada ano e crescimento constante, desde o seu lançamento, há dez anos.

Outra situação é o plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Por ser um plano de previdência, as contribuições realizadas para esse tipo podem ser abatidas da base do imposto de renda, até o limite de 12% da renda bruta anual.

Existem outros planos destinados à acumulação de recursos para aposentadoria que permanecem desconhecidos da maioria das pessoas e possuem pouca participação no mercado. Observe que, para cada "P" existe um "V", ou seja, para cada produto classificado como plano tem um classificado como seguro de vida. A diferença entre eles está apenas na tributação.

São eles: . PRGP (Plano com Remuneração Garantida e Performance e VRGP (Vida com Remuneração Garantida e Performance).

. Ambos garantem, durante o período de acumulação (as mensalidades depositadas), remuneração do saldo por taxa de juros e índice de preços.

. PAGP (Plano com atualização Garantida e Performance) e VAGP (Vida com Atualização Garantida e Performance). Garantem, durante o período de acumulação, remuneração do saldo por índice de preço.

. PRSA (Plano com Remuneração Garantida e Performance sem Atualização); . VRSA (Vida com Remuneração Garantida e Performance sem Atualização). Garantem, durante o período de acumulação, remuneração do saldo por taxa de juros.

Jacó de Souza

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Braz Cubas; delegado municipal do Conselho Regional de Economia - SP (Corecon); perito econômico-financeiro judicial e extrajudicial pelo Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo; ex-professor dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração de Empresas da UMC e da UBC.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario