Breaking News

Brasil pode ser a Índia entre os latinos

Fonte: Brasil Econômico

Estimativa é que o total de brasileiros com microsseguros chegue a 100 milhões em 20 anos

O total de brasileiros com microsseguros deve chegar a 100 milhões em 20 anos, estima a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg). O mercado potencial no Brasil é de 128 milhões, sendo que, deste público, 40 milhões não têm contato com seguros ou possuem uma relação muito limitada com o produto. O desenvolvimento dos microsseguros fará o total de prêmios pagos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) subir para 7,5% no ano de 2017, contra 3,5% atuais.

Quando analisado todo o mundo, segundo Craig Churcchill, presidente da Microinsurance Network associação que reúne públicos interessados no desenvolvimento dos microsseguros, como seguradoras e associações , o número de pessoas com estes produtos somava 78 milhões em 2006, mas passou a 135 milhões em 2009 e hoje já atinge 600 milhões. Esse boom, de acordo com ele, se deve ao suporte governamental ao microsseguro, ao ambiente regulatório mais avançado e ao sistema de pagamento mais eficaz.

Do total das pessoas cobertas no mundo hoje, ele diz que 60% são correspondentes aos indianos o que corresponde a 360 milhões de segurados, que têm tecnologia avançada para identificação de fraudes nas apólices.

A Ásia detém 400 milhões de pessoas com os produtos voltados à baixa renda. O Brasil tem capacidade de se tornar uma Índia latino- americana em microsseguros , pondera.

O presidente da Munich Re Foundation, Thomas Lostes, diz que o Brasil sai à frente do país asiático na disseminação dos microsseguros porque a maior parte de sua população de baixa renda está em áreas urbanas. O Brasil consegue enfrentar problemas de infraestrutura melhor do que a Índia rural. Estimativa da CNSeg aponta para 1 bilhão de novos consumidores globalmente no mercado de resseguros em dez anos, o equivalente a um terço de seu potencial.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario