Breaking News

Emissora e sites têm serviços exclusivos sobre engarrafamentos

Fonte: Folha de São Paulo

O novo sistema de mensagens de trânsito tende a reforçar uma prestação de serviços que ganhou espaço nos últimos anos entre as emissoras de rádio -a ponto de ser criada até mesmo uma especializada nesse assunto.

A SulAmérica Trânsito 92,1 FM foi criada em fevereiro de 2007 (pelo grupo Bandeirantes) especialmente para passar informações sobre congestionamentos e trajetos.

Além de repórteres e de um sistema independente de monitoramento (Maplink/Apontador, que busca informações conforme a velocidade de veículos que usam GPS), a rádio transmite informações passadas pelos ouvintes.

O sistema costuma difundir ocorrências do trânsito com mais rapidez do que os registros oficiais da CET.

Mesmo assim, os intervalos entre boletins (e a própria quantidade de vias na cidade) podem ser tempo suficiente para deixar ouvintes em engarrafamentos.

Felipe Bueno, diretor da SulAmérica Trânsito, a difusão de um canal de mensagens de trânsito em emissoras de rádio "só ajuda" a sofisticar (e não substituir) os serviços atuais.

Diante da situação cada vez mais crítica dos congestionamentos, ele diz que a audiência é crescente -e concentrada das 17h às 19h, no rush do trânsito paulistano.

OUTROS SERVIÇOS

A Folha.com dá informações sobre o trânsito na capital paulista, em tempo real, pelo www.folha.com/transito.

A Porto Seguro também dispõe de serviço de informação -por internet e telefone.

A seguradora criou um sistema de uso livre para os motoristas (disponível no site www.portovias.com.br) para estimar tempos de percurso e indicar condições do tráfego em rotas selecionadas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio.

Os dados são baseados nas informações de rastreadores instalados em veículos.

Também há sistemas de informação de trânsito por navegadores de GPS.

O serviço Indica, por exemplo, do GPS Mio, chega a oferecer alternativas de trânsito em São Paulo desviando das vias mais congestionadas.

Uma desvantagem desse e dos outros serviços é que as informações disponíveis dos congestionamentos apresentam atrasos -sem refletir às vezes a situação atualizada.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario