Breaking News

Preço das apólices sobe em países expostos a catástrofes

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Apesar dos recordes de prejuízos segurados resultantes de catástrofes de mais de US$ 100 bilhões em 2011, a capacidade do mercado segurador global continua abundante e aumentos generalizados de taxas não estão sendo observados, segundo aponta o Briefing Trimestral do Mercado Global de Seguros: 4º Trimestre de 2011 (Global Insurance Market Quarterly Briefing: Q4 2011), recém-divulgado pela corretora de seguros norteamericana Marsh.

As seguradoras, no entanto, estão respondendo aos recordes de perdas buscando aumentos de taxas em contas com perdas significativas e com exposições a catástrofes. O relatório cita, por exemplo, que em quase metade dos clientes de seguros patrimoniais da Marsh nos Estados Unidos foi verificado aumentos de taxas na renovação durante o segundo semestre de 2011, em comparação com 31% no primeiro semestre.

Enquanto a maioria dos aumentos de taxa foi aplicada a programas com exposição a catástrofes, as contas com pouca ou nenhuma exposição ou perdas tiveram, em diversas ocasiões, redução de taxas durante a segunda metade do ano. "O mercado global de seguros permanece bem capitalizado e, em geral, competitivo", disse o líder das práticas de risco da Marsh EUA, Dean Klisura.

"Este ano - prosseguiu - o recorde em perdas catastróficas está resultando em uma rigidez de preços em contas sujeitas a catástrofes e perdas, mas não houve nenhuma alteração geral nos preços de mercado. Os fundamentos do mercado permanecem, de forma geral, robustos".

PAÍSES AFETADOS. O relatório da Marsh mostra que os países afetados pelas maiores catástrofes durante o ano tiveram as maiores altas nas taxas de catástrofes patrimoniais no trimestre. No Japão, os programas com riscos de terremotos geralmente renovaram com aumentos de até 50%. Na Tailândia, onde as perdas seguradas resultantes de inundações ao redor de Bangkok são estimadas em mais de US$ 10 bilhões, os programas estão sendo renovados com aumentos de até 30%.

Outro comportamento de preços observado pela Marsh foi de programas de benefícios a empregados, que, globalmente, aumentaram significativamente durante o último trimestre de 2011 como resultado do aumento dos custos médicos. Na Índia, por exemplo, os empregadores tiveram aumento de preço de 20% no trimestre. O relatório também indica que as taxas para seguros de responsabilidade civil de executivos, conhecidos como D&O, na sigla em inglês, continuaram a subir em grandes mercados emergentes como China e Índia, enquanto as taxas em todos os outros grandes mercados permaneceram estáveis ou declinaram.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario