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Previdência: Idoso requer mais tempo e informações

Fonte: Valor Econômico

Instituições montam equipe especial para cliente sênior

Guilherme Meirelles

O público acima de 60 anos está mais familiarizado com a internet, mas não abre mão do contato pessoal na hora de ir ao banco. Gosta de ser atendido com rapidez, mas não economiza tempo quando tem alguma dúvida a respeito de seus investimentos. O idoso é hoje mais consciente, conhece melhor os seus direitos e busca maior inserção na sociedade. Atentas a essas transformações e dispostas a atender com eficiência esse público, as instituições financeiras aprenderam a lidar com os idosos e passaram a desenvolver ações específicas para cativar seus clientes.

A Brasilprev mantém equipe de consultores financeiros dentro e fora das agências do Banco do Brasil, mas ao mesmo tempo, reforçou o conceito de educação financeira na internet. No portal da instituição há uma área na qual são apresentados, de forma didática, quatro ciclos de vida de uma pessoa. No espaço reservado aos idosos, há artigos sobre educação financeira, simulador de investimentos e informações gerais sobre saúde e longevidade. "O objetivo é fortalecer o processo de consciência do cidadão", diz André Camargo, superintendente de gestão estratégica.

O Itaú Unibanco, por exemplo, se apoia em sua equipe de consultores financeiros para recomendar as melhores opções de investimento. Quando são procurados por pessoas mais maduras, lançam mão de metodologias especiais. "No momento de apresentar as vantagens de um plano de previdência, os idosos fazem questão de ver os resultados do investimento no decorrer do tempo. Aí, o consultor utiliza o simulador e apresenta diversas situações", diz Osvaldo Nascimento, diretor de investimentos e previdência. O banco oferece a possibilidade de consultoria on-line em seu site, mas, segundo ele, ainda não é o canal preferencial entre os idosos.

O banco promove palestras sobre educação financeira em diversas capitais, abordando planejamento para o futuro, qualidade de vida, longevidade e sucessão patrimonial. "Já tivemos caso de um idoso de 90 anos que abriu um plano de previdência pensando em sucessão patrimonial", diz Nasciwmento, esclarecendo que nestes casos evita-se a incidência de impostos em caso de morte e o produto não entra no inventário.

Nem sempre as ações são voltadas para vender produtos. Uma das mais longevas é o prêmio Talentos da Maturidade, lançado em 1999 pelo Banco Real e, desde 2009, sob gestão do Santander. O prêmio é aberto para quem tem mais 60 anos com trabalhos em artes plásticas, literatura, fotografia e música vocal. Este ano, o Santander apresentou um novo layout para o site, privilegiando a leitura e navegabilidade, com cores fortes e caracteres em corpo maior. Resultado: das 9,5 mil inscrições, 58% foram pela internet. Outra novidade foi o compartilhamento dos trabalhos vencedores nas redes sociais Twitter e Facebook e a criação de um blog. "Foram mais de 5 mil interações no Facebook, 400 mil visualizações nas postagens, além de uma fan page com cerca de 3.500 fãs", diz Marisa Monteiro, gerente-executiva.

No início do mês, a SulAmérica lançou um site para previdência com linguagem coloquial inicialmente dirigido ao público jovem. Mas, não se esqueceu daqueles que estão em processo de acumulação e postou vídeos para que tem dúvidas mais específicas, como portabilidade dos planos e explicações sobre taxa de administração. "Há um simulador para quem queira fazer um plano para filhos ou netos", diz José Carlos dos Santos Vieira, diretor de marketing.

As ações do Bradesco abrangem tanto a internet como eventos esportivos e palestras. Desenvolvido pela Bradesco Vida e Previdência, o Espaço Viva Mais traz não dicas de como aplicar melhor o seu dinheiro e informa sobre saúde, lazer e qualidade de vida. Desde 2007, a instituição promove o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade, que teve 52 edições em várias cidades.. Promove ainda o Forum da Longevidade, em São Paulo e no Rio, onde são debatidas políticas públicas e questões ligadas ao envelhecimento da população, com participação de especialistas brasileiros e internacionais. Realiza também ações pontuais, como o Programa Porteiro Amigo do Idoso, exclusivo no bairro de Copacabana (zona sul do Rio), região verticalizada e com grande porcentagem de moradores acima de 60 anos. O programa ensina os porteiros a tratar de forma adequada o público idoso. São medidas que, segundo, Lucio Flavio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, demonstram que o respeito ao público maduro "está no DNA" do banco.

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