Breaking News

S&P ameaça baixar nota de 15 seguradoras europeias

Fonte: AFP

WASHINGTON — A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) advertiu nesta sexta-feira que poderá rebaixar a nota de 15 seguradoras europeias como resultado da crise fiscal enfrentada pelo bloco.

A alemã Allianz, a britânica Aviva, a francesa Axa, a italiana Generali e a espanhola Mapfre estão entre as 15 empresas que poderão ser afetadas pela queda da qualificação da agência sediada nos Estados Unidos.

O anúncio da S&P ocorre depois que na segunda-feira a agência advertiu sobre uma possível redução da nota da dívida soberana de 15 dos 17 países da Zona Euro.

A agência assegurou que Alemanha, Holanda, Finlândia, Luxemburgo e Áustria, que possuem a nota "AAA" (a mais alta possível), poderão perder um grau de sua qualificação.

A França, que também está classificada como "AAA" e é a segunda maior economia da Zona Euro, poderá sofrer um rebaixamento de dois níveis, assim como outros países cuja classificação é inferior.

A S&P disse que completará sua revisão das notas dos 15 países "assim que for possível", uma vez finalizada a cúpula europeia em Bruxelas, cujo objetivo é fortalecer o controle orçamentário.

Nesta terça-feira, a agência advertiu que também poderá rebaixar a classifiação máxima do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Feef), de 440 bilhões de euros e que depende dos seis países da região que têm a classificação "AAA".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario