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Incubaseg define apoio a 14 projetos, metade de São Paulo

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

São 14 os primeiros projetos selecionados que receberão o apoio da Incubadora de Negócios de Seguros (Incubaseg), que, instalada no ano passado, inaugura o incentivo à inovação no mercado de seguros brasileiros, propósito para o qual foi concebida. Metade dos projetos escolhidos é de São Paulo. O Rio de Janeiro cravou três (21% do total). Bahia, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul tiveram, cada um, uma inscrição aprovada.

O idealizador da Incubaseg, Carlos Alberto de Oliveira, explica que a inovação proposta pela incubadora vai além da pesquisa e desenvolvimento de produtos, atualmente fechados entre quatro paredes.

"A criatividade e a inovação são fundamentais para o sucesso em um mercado complexo e ainda com grande potencial de crescimento como o do Brasil", diz.

Ele acrescenta que a necessidade de inovação é ainda mais estimulada pela concorrência, aliada, entre outros fatores, às novas exigências dos consumidores e à possibilidade de utilização de novas tecnologias, como mídia móvel e social. "Isso também requer um equilíbrio entre as oportunidades e os riscos esperados", observa Oliveira.

Segundo ele, o resultado da quantidade de inscrições sinaliza que esses profissionais estão cada vez mais dispostos a participar e abrir os seus processos de inovação e de colaboração a um parceiro externo que garanta segurança e confidencialidade.

PERFIL. Dos autores contemplados com o apoio da incubadora, 93% são homens, sendo a maioria corretores de seguros (93% do total), com idade variando de 32 a 50 anos, faixa etária da Geração X. Apenas 3 deles são da geração Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1960.

O nível de escolaridade dos empreendedores também é alto.

Do total, 42,8% têm pós-graduação, 28,6% concluíram curso superior e outros 28,6% têm curso superior incompleto. Outro dado relevante é o nível de maturidade dos projetos inscritos: 21,4% podem ser considerados "apenas uma ideia", 35,7% pré-projetos e 42,9%, projetos prontos. Na classificação das ideias, 14,3% dos projetos são voltadas para o mercado de seguros, 50% para serviços e 35,7%, para o desenvolvimento de produtos.

O equivalente a 71,4% dos participantes não têm recursos para investimento e outros 28,6% garantem contar com os recursos próprios para alavancar suas ideias. Com relação à disponibilidade para participar do desenvolvimento da ideia, 28,6% se colocaram à disposição para atuar em tempo integral e 57,1 %, uma vez por semana, contra 14,3% que optaram por outras formas de participação.

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