Breaking News

Portugal: ISP destaca solidez das seguradoras em 2011

Fonte: Diário Digital

Os níveis de solvência com que as seguradoras portuguesas fecharam o ano passado são "confortáveis", destacou hoje o Instituto de Seguros de Portugal, sublinhando a solidez do setor num ano marcado pela crise.
"A taxa de cobertura da margem de solvência das empresas de seguros supervisionadas pelo Instituto de Seguros de Portugal, de acordo com estimativas efetuadas, deverá situar-se no final de 2011 acima dos 170%", anunciou em comunicado a entidade liderada por Fernando Nogueira.

De acordo com o ISP, "no final do ano 2011 todas as empresas de seguros supervisionadas pelo Instituto de Seguros de Portugal continuaram a cumprir os requisitos de solvência estabelecidos pela legislação em vigor".

Isto, "apesar do atual enquadramento dos mercados financeiros internacionais, muito afetados pela crise das dívidas soberanas", salientou o supervisor.

"O setor segurador continua a evidenciar bons níveis de solidez e resiliência, situação traduzida na confortável taxa de cobertura da margem de solvência das empresas de seguros supervisionadas pelo ISP", reforçou.

Segundo o regulador, "para o resultado da margem de solvência atingido no final de 2011 foi importante o reforço efetuado ao nível dos capitais próprios das empresas de seguros de cerca de 260 milhões de euros".

A margem de solvência de uma empresa de seguros traduz a existência de capacidade financeira daquela empresa para satisfazer os seus compromissos, incluindo a margem de segurança necessária para fazer face a acontecimentos adversos menos prováveis.

"De notar que, nos últimos cinco anos, o reforço dos capitais próprios das empresas de seguros portuguesas totalizaram, em conjunto, um valor ligeiramente superior a mil milhões de euros", informou o ISP.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario