Breaking News

Setor tem no custo crescente maior desafio, diz Fenasaúde

Fonte: Jornal do Commercio - |RJ

O grande desafio do setor de saúde suplementar, no cenário mundial, continua sendo a questão do financiamento da atividade, na opinião do presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), Márcio Coriolano. Segundo ele, o segmento enfrenta custos crescentes em todo o mundo em razão da incorporação de tecnologias e o aumento da demanda por servic¸os de saúde.

"Cada vez mais a solução passa pelo incentivo para que os beneficiários adotem hábitos saudáveis e as operadoras passam a ter um papel cada vez mais importante no estímulo à mudança de hábitos", revela Coriolano ao fazer um balanço sobre 2011 e falar sobre 2012 em entrevista ao portal Viver Seguro, da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Segundo ele, esse processo de mudança será mediante programas de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Para ele, o envelhecimento populacional já demonstra impactos relevantes para o financiamento dos sistemas de saúde em praticamente todo o mundo. No Brasil, o quadro não é diferente. "O equacionamento desses desafios passa necessariamente pela maior responsabilização do indivíduo pela sua saúde", diz o executivo, que também preside a Bradesco Saúde.

PERSPECTIVA. Assim como em 2011, o desempenho do setor este ano, segundo ele, deve ser bastante positivo no segmento de planos de saúde empresariais para pequenas e médias empresas e, igualmente, no de planos odontológicos, área em que o número de beneficiários aumenta em média 20% ao ano há uma década. Ao Viver Seguro, ele diz ainda que tanto os planos de saúde quanto os dentais permanecerão na pauta de benefícios das empresas, ao tempo em que produtos para pequenas e médias empresas devem crescer na esteira do setor de serviços. Para ele, outro mercado que deve crescer é o seguro-saúde por adesão de associações de caráter profissional.

Márcio Coriolano adianta que a Fenasaúde continuará defendendo a estabilidade da regulação, a segurança jurídica, a liberdade de mercado, a qualificação das operadoras associadas e a busca pela melhoria constante da qualidade dos serviços prestados na saúde suplementar. "Vamos intensificar a disseminação de informações relevantes para os formadores de opinião, mostrando com base objetiva os benefícios produzidos pela saúde suplementar no Brasil", assinala.

Nesse contexto, em 2012, entre as prioridades adicionais das seguradoras associadas à Fenasaúde, citadas por ele, estarão a expansão dos programas de prevenção e promoção e a discussão com a sociedade de uma "melhor equação para autorização de reajustes dos planos individuais". A entidade, segundo ele, também continuará defendendo a implantação do VGBL Saúde.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario