Breaking News

A Sustentabilidade entra na agenda das seguradoras

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A diretora-executiva da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Solange Beatriz Palheiro Mendes, defende que a atividade de seguros tem, por sua vocação de garantir e preservar vidas, bens e patrimônios, enorme contribuição a dar ao processo de desenvolvimento sustentável, tema da Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente, que será realizada no Rio de Janeiro, em junho.

Segundo ela, o fato de a CNSeg ter realizado o 1º Workshop Inovação e Oportunidades em Sustentabilidade, em São Paulo, é emblemático no sentido de incluir a sustentabilidade na agenda do mercado segurador.

"Esse evento representa um marco para o nosso setor. É a primeira iniciativa da CNSeg visando a convergência do mercado para esse tema que entrou definitivamente na agenda de todos os segmentos, inclusive o de seguros", revela Solange Beatriz.

A executiva acrescenta que o objetivo maior do encontro foi fortalecer o compromisso da indústria de seguros, previdência e capitalização com o desenvolvimento sustentável.

Solange Beatriz diz ainda que o mercado de seguros segue a tendência mundial de valorização de empresas socialmente responsáveis e está apto a dar grandes contribuições para o desenvolvimento sustentável.

"No Brasil, muitas empresas do setor de seguros já abriram área específica para o estudo de ações para uma economia sustentável", observa.

ADESÃO. Nesse sentido, a adesão aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros das Nações Unidas passa a ser a ação de maior visibilidade da CNSeg para estimular e tornar conhecidas as práticas de excelência do setor, que certamente irão influenciar no comportamento da sociedade como um todo.

"O mercado brasileiro de seguros vai aderir aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros (PSS)", frisa, referindo-se à iniciativa do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente.

Os PSS serão lançados por ocasião da Conferência da ONU Rio+20, que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro. Na ocasião, a adesão do mercado de seguros representará um compromisso público de longo prazo do setor com o desenvolvimento sustentável.

No workshop, a CNSeg também apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com 28 seguradoras sobre práticas sustentáveis e lançou um questionário com indicadores de ações sociais, meio ambiente, governança corporativa e transparência. A partir disso, será possível identificar o nível de adesão das seguradoras a esses indicadores.

A pesquisa, realizada pela BSD Consulting em agosto de 2011, observou práticas de 28 empresas que concentram 80% do faturamento do setor.

O levantamento concluiu que quase 60% das empresas criaram campanhas ou usam seus canais de relacionamento com os clientes para incentivar práticas sustentáveis. Além disso, constatou que metade delas estimula consumo consciente e a eficiência energética nos processos internos, e 35% envolvem seus funcionários em práticas verdes.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario