Breaking News

Central de Serviços anuncia produtos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O superintendente-geral da Central de Serviços e Proteção ao Segurado da Confederação Nacional de Seguros (CNseg), Julio Avellar, anunciou, durante a realização da Insurance Service Meeting, no final de semana, em Angra dos Reis, algumas novidades que já estão sendo oferecidas ou estarão disponíveis em breve, para todo o mercado.

A primeira delas é o Sistema de Liquidação Automática de Gravames - Silag, desenvolvido em parceria com a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

AGILIDADE. Trata-se de um serviço inédito, que conectará instituições financeiras e seguradoras. Na prática, o Silag funciona como uma plataforma eletrônica que automatiza e proporciona mais agilidade e segurança aos processos de pagamento de indenização integral (perda total) a proprietários de carros adquiridos por meio de financiamentos ou leasing. "O prazo médio para o pagamento de indenizações, que, nesses casos, variava de 10 a 15 dias, agora será praticamente automático", afirmou Julio Avellar.

Ele admitiu que esse tipo de serviço "já deveria existir há décadas", pois favorece a todas as partes interessadas.

O Silag funciona de forma simples e rápida: a instituição financeira informa o saldo devedor para que a seguradora possa analisar tais dados e aprovar as condições de quitação com o segurado.

Julio Avellar acredita que a novidade favorecerá um grande número de proprietários de veículos, pois a grande maioria da frota segurada, atualmente na faixa de 13,5 milhões de carros, é formada por bens adquiridos através de financiamentos operações de leasing.

"Calculo que o Silag poderá registrar até 20 mil operações a cada mês", acrescentou o executivo.

O serviço não terá custo adicional para o segurado.

Outra novidade apresentada é o RNPA-Pessoas (Registro Nacional de Propostas e Apólices de Pessoas), a primeira ferramenta do mercado que permite às seguradoras trocar informações sobre quem contrata seguros nesse segmento, especialmente seguros de vida. "Isso também deveria existir há 30 anos", acentuou Avellar.

Segundo ele, o RNPAPessoas, cujo lançamento deve ocorrer ainda neste semestre, servirá como um termômetro para se medir a acumulação de riscos e indicar possíveis tentativas de fraudes. Atualmente, há casos de pessoas que adquirem até 20 seguros de vida.

Além disso, muitas vezes, os valores segurados são muito elevados, incompatíveis com a renda do contratante.

Julio Avellar revelou ainda que todas as seguradoras que operam no ramo de pessoas deverão alimentar esse sistema.

SAÚDE. A Central de Serviços também está desenvolvendo, em parceria com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), um cadastro que irá conter todos os fornecedores de órteses e próteses, além dos respectivos preços desses produtos.

A expectativa é a de que essa ferramenta seja disponibilizada para todas as associadas da federação até o fim deste ano, permitindo um controle maior (e a redução) dos custos dessas operadoras.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario