Breaking News

SulAmérica adota sistemas do Google

Fonte: Valor Econômico

O Google anuncia esta semana um acordo com a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos para fornecer o seu pacote de programas de escritório Google Apps, que inclui serviço de e-mail, calendário, armazenagem de dados e criação de sites. O contrato tem duração de cinco anos e está avaliado em R$ 3,8 milhões.

Esse é o maior acordo de softwares para escritório assinado pelo Google no Brasil e faz parte do esforço da companhia para ganhar participação de mercado, em meio ao acirramento da concorrência na área de softwares como serviço acessados por internet (na chamada nuvem computacional).

No mundo, de acordo com a última pesquisa da consultoria Gartner, referente a 2010, a Microsoft liderava o mercado de programas de escritório com 94% de participação, entre versões do Office e o Office 365 (disponível na nuvem). O Google detinha 0,1% de participação com o Google Apps, acessado por internet. Desde 2011, o Google redobra os esforços para elevar sua fatia de mercado.

Nos últimos 12 meses, a companhia elevou o número de empresas clientes no mundo de 3 milhões para 4 milhões. Atualmente, 5 mil empresas, em média, adotam o pacote de softwares do Google por dia, em âmbito global, diz André Serpa, gerente de vendas para empresas do Google.

A companhia não divulga estatísticas sobre as vendas no Brasil. O executivo afirma apenas que os programas já eram usados por empresas pequenas e médias e começam a ser adotados por instituições de grande porte, como a universidade Anhanguera, o Ministério Público do Acre e as prefeituras do Recife e de Osasco. "O interesse pela adoção de software na nuvem está mais forte. Mesmo setores tradicionais começam a adotar esse modelo de software", diz Serpa.

O principal concorrente do Google é a Microsoft, que já dominava o segmento de programas de escritório e, nos últimos anos, lançou o Office 365, que também permite a oferta dos programas como serviço na internet, em lugar da venda das licenças de software.

No Brasil, a Microsoft fechou acordo em janeiro com o UOL Host para a venda do seu pacote Office 365 na internet. A multinacional já mantinha acordos com 80 distribuidores no país. Em entrevista recente, Eduardo Campos Oliveira, gerente-geral da área de produtividade da Microsoft no Brasil, disse que as vendas do Office 365 cresciam 20 vezes mais rápido que a oferta do pacote anterior, o Business Productivity Online Suite (BPOS), que foi adotado por 1,5 mil empresas no Brasil, no intervalo de 18 meses.

Também competem nessa área uma série de companhias que desenvolvem aplicativos para escritório usados nos dispositivos iPad e iPhone, da Apple. O uso de aparelhos móveis em empresas se intensificou nos últimos anos, o que também alimenta a disputa entre as companhias nas áreas de sistemas operacionais e aplicativos.

O reforço das vendas de programas para empresas possibilitará ao Google reduzir sua dependência em relação à receita gerada com publicidade. No ano passado, da receita total de US$ 37,9 bilhões, 96% foram obtidos com a venda de anúncios. O restante resultou de serviços e softwares para empresas.

Para Serpa, a redução de custos e a necessidade menor de investimento inicial são fatores que têm estimulado as companhias a adotar os programas na nuvem. No caso da SulAmérica, a expectativa é economizar R$ 6,1 milhões em gastos com infraestrutura, suporte técnico e atualização de software, com a substituição de um pacote da IBM pelo Google Apps, afirma Cristiano Barbieri, principal executivo de tecnologia da SulAmérica. Percentualmente, a economia será de 62% em cinco anos. "Além da economia de custo, a adoção dos softwares na nuvem possibilita maior mobilidade para os funcionários", observa Barbieri.

Na primeira fase, a SulAmérica migrou 6,8 mil contas de correio eletrônico para os centros de dados do Google e adotou serviços de armazenagem de dados que somam 7 terabytes (ou 7,17 mil gigabytes). Em uma segunda etapa, a companhia vai adotar softwares de produção de textos e planilhas, de criação de sites na internet, compartilhamento de vídeos e edição simultânea. O acordo prevê ainda o desenvolvimento de aplicativos com a tecnologia do Google para as áreas de atendimento e vendas. A SulAmérica tem 6,3 milhões de clientes e uma rede de 30 mil corretores.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario