Breaking News

Seguradora chinesa não irá cobrir exportações de petróleo do Irã

Fonte: Reurers Brasil

CINGAPURA, 5 Abr (Reuters) - A maior seguradora chinesa de navios irá interromper o seguro para os petroleiros que transportarem petróleo iraniano a partir de julho, dando um golpe nas já limitadas exportações de Teerã devido às barreiras causadas pelas sanções financeiras ocidentais.

Com as crescentes sanções do Ocidente sobre Teerã, fontes da China P&I Club disseram à Reuters na quinta-feira que não queriam ficar sozinhas no mercado, especialmente depois de seguradoras no Japão e na Europa anunciarem que irão limitar ou proibir a sua própria cobertura para os petroleiros que operam no Irã.

Este é o primeiro sinal de que as refinarias na China, principal comprador de petróleo do Irã, podem ter dificuldades para obter frete e seguro para manter a importação do país do Oriente Médio. Outros principais clientes do Irã - Índia, Japão e Coréia do Sul - estão com problemas semelhantes, levantando questões sobre como Teerã será capaz de continuar a exportar a maior parte do seu petróleo.

Os preços do petróleo estão quase 14 por cento maiores desde o início deste ano com as preocupações de que o fornecimento iraniano pode ser interrompido devido às sanções ocidentais.

A China P&I Club, cujos membros incluem as grandes empresas marítimas chinesas Sinotrans e COSCO Grupo, é a primeira seguradora marítima chinesa a confirmar que irá interromper negócios com os petroleiros que operam no Irã.

"Muitos armadores querem participar do nosso clube e querem que o nosso clube cubra este risco, mas considerando todos os regulamentos dos Estados Unidos e da União Européia, sei que a China P&I Club não vai fazer isso", disse uma fonte da seguradora baseada em Hong Kong, que oferece cobertura para mais de 1.000 navios.

(Reportagem de Randy Fabi)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario