Breaking News

BR Insurance muda diretoria e conselho

Fonte: Valor Econômico

A Brasil Insurance, holding de empresas de seguros, mudou a composição de sua diretoria-executiva e seu conselho de administração. Bruno Padilha deixou a presidência-executiva da companhia para ocupar a presidência do conselho. O novo presidente-executivo é Antônio José Lemos Ramos.

As alterações foram aprovadas sexta-feira em assembleia de acionistas e reunião do conselho.

A diretoria da empresa será composta ainda por José Ricardo Brun Fausto, diretor de operações, e Luis Eduardo Fischman, diretor financeiro e de relações com investidores.

Do conselho fazem parte também Fábio Franchini, vice-presidente, Luiz Carlos Nabuco, conselheiro independente, e Marcelo Andrade. Há ainda uma vaga de membro independente, que será preenchida em breve, segundo comunicado da empresa.

Desta forma, o conselho de administração da Brasil Insurance passará a ser composto por 40% de membros independentes.

Tanto o comitê-executivo quanto a divisão de aquisições da Brasil Insurance passam a se reportar diretamente ao presidente do conselho.

Essa nova estrutura proporcionará um maior alinhamento estratégico entre o conselho e a diretoria, diz a companhia.

Conforme antecipado pelo Valor, uma proposta de alteração no atual modelo de governança da Brasil Insurance gerou desentendimentos entre integrantes do bloco de controle da companhia. O desfecho foi a saída de Ney Prado Júnior, um dos sócios fundadores da holding de seguradoras, da presidência do conselho de administração e do acordo de acionistas.

Prado faz parte do fundo de investimentos Gulf, que estruturou as operações para a oferta pública de ações da Brasil Insurance, em outubro de 2010. Na época, os sócios Bruno Padilha e José Ricardo Brun Fausto também estavam no fundo.

Segundo apurou o Valor, os desentendimentos entre Prado e os demais acionistas do acordo começaram já há algum tempo, mas a gota d'água ocorreu numa reunião dos sócios, no dia 19 de abril, cuja pauta foi a contratação de mais conselheiros independentes. Apenas um dos cinco assentos do conselho era ocupado por um conselheiro não vinculado ao bloco de controle.

De acordo com a proposta, os novos membros assumiriam os comitês de remuneração e investimentos, então comandados por Prado. Ele foi o único a não concordar com a alteração.

Na assembleia realizada sexta-feira, foi aprovado também o pagamento de R$ 90 milhões em dividendos aos acionistas referente ao exercício de 2011. O valor por ação é de R$ 0,984, e pagamento será realizado no dia 18. Terão direito aos dividendos os detentores de ações na sexta-feira.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario