Breaking News

Cardápio variado tem baixo custo

Fonte: Valor Econômico

Seguro para residências, ajuda para o computador, proteção contra perda e roubo de notebooks e tablets, garantia estendida contra defeitos em eletrodomésticos e eletrônicos, proteção financeira em caso de falecimento, invalidez ou desemprego, seguro contra acidentes, de vida ou do automóvel, capitalização. Estes são alguns dos vários produtos que compõem a área dos seguros massificados, todos com três características em comum que explicam o seu sucesso: baixo custo, forte aceitação por parte dos consumidores e fácil comercialização, feita por meio de canais populares como redes varejistas de eletroeletrônicos, farmácias e supermercados.

A venda de seguro no varejo tem se mostrado componente importante no resultado das seguradoras. Seguro é uma questão de acesso e o varejo fornece acesso, afirma o diretor de marketing da Assurant, Vladimir Freneda. A divisão de massificados da empresa encerrou o ano passado com 15,5 milhões de apólices emitidas e prêmios que totalizaram R$ 399 milhões, alta de 37% na comparação com os R$ 292 milhões de 2010. A previsão para 2012 é de crescimento da ordem de 30%.

No ranking dos produtos mais comercializados pela empresa estão a garantia estendida, com R$ 187,9 milhões em prêmios, uma alta de 35,56% sobre 2010, e o seguro prestamista (R$ 142,1 milhões e crescimento de 36,7%). Mas a maior alta (de 128,4%) se deu na contratação de seguro de acidentes pessoais, com R$ 34,4 milhões em prêmios. Uma grande parcela da população ainda não tem seguro de vida, diz Freneda.

No Grupo BBMapfre, os massificados já respondem por 10% da carteira e o crescimento na emissão de apólices desses produtos levou a prêmios superiores a R$ 1 bilhão em 2011. Para este ano, a meta é transformar os massificados em 15% do portfólio, em prêmios totais na casa de R$ 1,3 bilhão. Os produtos mais vendidos nos 20 mil canais de distribuição explorados pela empresa são a garantia estendida (R$ 60 milhões/ano, com tíquete médio de R$ 100), seguido por proteção financeira e por seguro residencial e de bens pessoais, como celulares e notebooks. O ticket médio de proteção dos aparelhos móveis é de R$ 10/mês e o residencial, de R$ 150/ano.

O segmento de massificados cresce muito e o potencial ainda é enorme. O aumento da demanda e do poder aquisitivo ampliam a possibilidade de o país crescer e de as pessoas adquirirem bens. O cliente que compra um notebook fica tranquilo com a proteção contra perda e roubo do equipamento, explica o diretor de massificados do Grupo BBMapfre, Maurício Galian.

Na BNP Paribas Cardif do Brasil, com 100% dos negócios focados nos massificados, o faturamento saltou de R$ 639 milhões, em 2010, para R$ 919 milhões no ano passado, um crescimento de 44% e o melhor resultado em 12 anos de operação da empresa no País, resultado da venda de 14 milhões de novas apólices. A meta para este ano é crescer 25%.

Segundo o vice-presidente da empresa, Adriano Romano, em 2011 o seguro de proteção financeira (prestamista), respondeu por metade do faturamento e foi o que mais cresceu na carteira, seguido de garantia estendida, com 25%. Os outros 25% ficaram divididos em seguro de vida, automóveis e capitalização. A ideia é termos grande diversificação porque, ainda que lojas de departamento, supermercados e concessionárias sejam classificados como varejo, os negócios são diferentes e os processos de venda diferem muito, explica.

Um exemplo de diversificação de produtos e oportunidades a serem explorados - e que deve ganhar espaço considerável no faturamento da empresa - é o seguro de automóveis. O fato de o Brasil ter a quarta maior frota do mundo e apenas 70% dos carros segurados levou a BNP Paribas Cardif do Brasil a colocar no mercado, há seis meses, o Autofácil, uma proteção de baixo custo contra roubo e furtos, sem cobertura de acidentes. É um produto para quem não pode pagar por um seguro tradicional, que é caro e tem um processo complicado de aceitação por parte das seguradoras. Vemos o mercado de automóveis com grande potencial a ser explorado nos seguros massificados, resume. (FD)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario