Breaking News

Carro com mais de seis anos pode ter o seguro reduzido

Fonte; Extra - RJ

Desconto chegará a 28%, se seguradoras puderem fazer consertos com peças usadas

Djalma Oliveira

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estuda uma mudança na legislação que, se aprovada, vai reduzir o preço do seguro dos carros com mais de seis anos de fabricação, a partir de 2013. O órgão que fiscaliza o setor permitiria que as seguradoras consertassem os veículos dos clientes com peças usadas, o que hoje é proibido. A obrigação de usar peças novas representa altos custos para as empresas. A informação foi publicada pela coluna "Informe do Dia", do jornalista Fernando Molica, no jornal "O Dia".

Caso a mudança nas regras realmente aconteça, a redução no preço do seguro desses modelos mais antigos poderá chegar a 28%, segundo Henrique Brandão, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro.

A autorização para utilizar peças usadas é esperada pelo mercado há muito tempo. Será uma redução significativa, disse Brandão.

Cerca de 1,8 milhão de motoristas no Estado do Rio têm carros com mais de seis anos de fabricação e muitos deles acabam não fazendo seguro por causa do preço. Henrique Brandão estima que a mudança resulte num aumento de 20% a 30% no número de seguros entre os donos de veículos com esse tempo de fabricação.

Para permitir a colocação de peças usadas nos carros, a Susep pretende exigir uma certificação de procedência dos equipamentos. O objetivo é garantir que o reparo seja feito com material de qualidade e também evitar o incentivo ao mercado de autopeças roubadas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario