Breaking News

Fundación Mapfre apresenta estudo sobre a utilização das cadeirinhas no Brasil e na América Latina

Fonte: Mapfre

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho acontece em Brasília/DF, Recife/PE, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, respectivamente, o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, uma iniciativa da Fundación MAPFRE em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA e o Governo Federal (através do Ministério das Cidades - Denatran – Departamento Nacional de Trânsito). O encontro abordará a apresentação da pesquisa “Cadeirinhas de segurança para Crianças: situação na América Latina e Caribe”.

O objetivo dos encontros é disponibilizar conteúdo às autoridades para formulação de políticas públicas adequadas e promover o debate sobre a pesquisa a partir da perspectiva brasileira. Em Brasília e São Paulo, além da apresentação do estudo, haverá demonstração no local dos efeitos de uma colisão para a criança no caso de uso ou não do dispositivo de retenção (cadeirinha) por meio de um equipamento que simulará um impacto a 20 km/h.

Segundo a pesquisa, o trânsito já é responsável pela morte de quase 6,5 mil crianças na América Latina. Em uma comparação entre países, o estudo mostrou que para cada criança sueca morta em decorrência da ausência de equipamentos de segurança, mais de 155 morrem no trânsito das cidades brasileiras.

Também são parceiros nos eventos Detran-DF, o Detran-PE, a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU, a Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC/RS e a Fundação Thiago Gonzaga.

A pesquisa será apresentada por Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha e contará com comentários de Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA e de outros especialistas como:

Nelson de Freitas Leite Junior, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do DETRAN-DF, Maria de Pompéia Pessoa, Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU, Maria de Fátima Bezerra, Diretora Presidente do DETRAN-PE, Luiz de Carvalho Montans, Gerente de Segurança no Trânsito da CET-SP, Maria Cristina Hoffmann, Coordenadora de Educação no Trânsito do Denatran, Vanderlei Capellari, Secretário de Mobilidade Urbana e Presidente da EPTC, Diza Gonzaga, Presidente da Fundação Thiago Gonzaga e o Professor Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com: rsvp@luciamoreira.com.br ou (11) 3846-4024.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario