Breaking News

Nações Unidas e seguradoras lançam princípios globais de seguro na Rio+20

Fonte: Seguro Em Pauta - Funenseg

Cerca de 30 grandes empresas do setor de seguros, representando mais de US$ 3,5 trilhões em ativos e perto de 10% do volume mundial bruto de prêmios, aderiram a um processo apoiado pela ONU para promover um conjunto de Princípios para o Seguro Global. O objetivo é tornar o setor mais verde e fornecer ferramentas de seguro para a gestão de riscos em apoio à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Os Princípios fornecem uma abordagem holística para a gestão de uma ampla gama de riscos globais e emergentes no negócio de seguros, desde mudanças climáticas e desastres naturais até escassez de água, insegurança alimentar e pandemias. A iniciativa representa a primeira estrutura global de sustentabilidade voltada para o setor de seguros que leva em consideração o valor econômico fundamental do capital natural, do capital social e da boa governança.

Os Princípios, que destinam-se também a posicionar o setor de seguros como um impulsionador da economia verde e do desenvolvimento sustentável, são resultado de um processo global de seis anos de elaboração conduzido pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI, na sigla em inglês), iniciativa estratégica envolvendo o PNUMA e instituições financeiras do mundo todo. Os signatários divulgarão voluntariamente o progresso anual da implementação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, elogiaram os Princípios como uma iniciativa histórica e uma grande contribuição aos objetivos da Conferência Rio+20, que busca fazer avançar a boa governança e o desenvolvimento ambiental, social e econômico.

“Há anos, as seguradoras estão na linha de frente do mundo corporativo, alertando a sociedade sobre os riscos das mudanças climáticas e, mais recentemente, de ameaças como a perda da diversidade biológica e as pressões do crescimento nas florestas, nos mananciais de água doce e em outros ecossistemas essenciais. As seguradoras estão também cada vez mais reconhecendo a necessidade de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de um mundo de rápidas mudanças, entre elas o seguro inclusivo para comunidades de baixa renda, pessoas com HIV/Aids ou deficiências ou populações envelhecendo”, disse Ban Ki-moon.

Os Princípios surgiram de um processo global pioneiro, inclusivo e consultivo, envolvendo mais de 500 altos representantes do mercado de seguros, governos, órgãos reguladores, organizações intergovernamentais e não governamentais, associações do setor, universidades e comunidade científica. Com o apoio das principais seguradoras mundiais, espera-se que a iniciativa seja amplamente adotada pelo setor global de seguros.

“Os Princípios para Sustentabilidade em Seguros são a base sobre a qual o setor de seguros e a sociedade como um todo podem construir uma relação mais forte, que coloque a sustentabilidade no centro da gestão de riscos em busca de um mundo mais voltado para o futuro e mais bem administrado”, concluiu Achim Steiner.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario