Breaking News

Recém-aberta, Essor disputa mercado na construção civil

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Joint venture dos grupos franceses Mutuelle des Architectes Français Assurances (MAF) e Scor Global P&C, que entra com suporte técnico, a Essor Seguros, com sede no Rio de Janeiro, já está apta a operar no mercado de seguros brasileiro, voltada para o segmento da construção. Diretorexecutivo, Fábio Pinho diz que a seguradora chega ao Brasil com o firme propósito de garantir a conclusão de obras e ajudar a aprimorar a qualidade técnica das construções.

Os planos da companhia são de lançar ainda este mês os seguros de garantia de entrega de obra e de danos estruturais, para o setor habitacional. São produtos que preservam o mercado de construção civil residencial em situações de inadimplência do construtor, durante a execução do empreendimento ou pelo período de cinco anos posteriores à conclusão da obra, no que se refere a possíveis danos estruturais. Um grande evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), que idealizou o desenho do produto a ser comercializado com exclusividade pela Essor, será apresentado em Belo Horizonte para os segmentos de seguros e da construção civil.

Fábio Pinho explica que o seguro garantia de entrega de obra assegura a execução do empreendimento e a entrega do imóvel residencial ao consumidor, quando for identificada a ausência do incorporador ou construtor. A seguradora estima que a sua carteira de retenção de riscos chegue a R$ 1,3 bilhão nos próximos três anos, com a comercialização de produtos voltados para o mercado da construção civil.

Foco no consumidor

Diferentemente da garantia imobiliária, que já existe no mercado brasileiro, a garantia de entrega de obra não beneficiará a instituição financeira, mas o empreendimento, garantindo que ele será concluído e entregue ao consumidor. "Em situações de falência da construtora, o seguro assumirá o controle total da obra, designando um novo construtor para concluir o empreendimento", relata Fábio Pinho. "Trata-se de um procedimento inédito no Brasil", sustenta o executivo.

Com o intuito de atender a demanda do setor de construção civil, a Cbic buscou uma seguradora capaz de prover soluções eficientes com a melhora da qualidade técnica das construtoras. Foi neste cenário que surgiu o seguro garantia de entrega de obra, que passará a ser comercializado em todo o território nacional e prevê, além do cumprimento de prazo, a fiscalização e o acompanhamento permanente do empreendimento.

A Cbic pretende que as informações recolhidas durante as vistorias das obras seguradas integrem um banco de dados para mapeamento de problemas técnicos, com as respectivas soluções empregadas. A Essor, parceira do projeto, poderá consultar as informações, de modo a prever possíveis danos e agilizar tomadas de decisão para resolver os problemas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario