Breaking News

Susep nega interferência política na substituição de liquidante

Fonte: Clarimundo Flores

A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP esclarece que não houve motivação política na substituição do liquidante da Interunium Capitalização, Emilio Quintas. Investigado pelo Ministério Público Federal e também no âmbito de uma sindicância aberta pela própria SUSEP em razão de possíveis irregularidades na venda do Hotel Nacional, Emilio não gozava da confiança da direção da autarquia. Por se tratar de função com enorme responsabilidade para satisfação dos direitos dos credores, de livre nomeação e exoneração, a SUSEP optou por promover a sua substituição.

A autarquia implementou recentemente uma série de medidas com o propósito de agilizar e buscar maior eficiência na condução dos processos de liquidação extrajudicial, dentre as quais o estabelecimento de inúmeros deveres aos liquidantes e a instituição de critérios técnicos para sua escolha. 

Neste sentido, o novo liquidante da Interunium Capitalização, Vanderli Lúcio Teixeira, foi escolhido mediante processo de seleção, promovido em conjunto pela SUSEP e pelo Ministério da Fazenda, no qual observou os critérios previstos na Circular 431, publicada em 14 de março de 2012.  O texto cria critérios técnicos, até então inexistentes, para a designação de liquidantes. A norma estabelece como critério para a escolha dos liquidantes que estes sejam, preferencialmente, servidores públicos federais da ativa, empregados provenientes de Empresa Pública ou de Sociedade de Economia Mista, que possuam graduação e experiência na área.

Os liquidantes escolhidos terão de apresentar comprovante de bons antecedentes criminais e declaração de ausência de qualquer vínculo profissional ou de parentesco com sócios controladores ou credores da massa falida.

O novo liquidante da Interunium segue todos os requisitos exigidos pelas regras estabelecidas recentemente pela Susep. Vanderli Teixeira é um profissional experiente, com reputação ilibada, sem qualquer vínculo ou indicação político-partidária e que recebeu a incumbência de dar maior celeridade no pagamento dos credores.

A atuação da SUSEP foi e será sempre técnica, desprovida de qualquer influência político-partidária.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario