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Consumidor deve se atentar à situação do desabastecimento no mercado de autopeças

Fonte Revista Cobertura

Crise sem precedentes só não é pior graças à atuação das independentes

O desabastecimento no setor de reposição continua alarmante. Assistimos cada vez mais novos casos de consumidores em situações gravíssimas, que aguardam há mais de um mês o carro na oficina, ou concessionária, pela falta de peças.

Mesmo assim, algumas poucas montadoras, Fiat, Ford e Volkswagen, continuam impedindo os consumidores dos seus veículos de terem alternativa no momento de repor uma peça avariada, inviabilizando a produção e comercialização de peças similares.

“Visam eliminar a concorrência no setor de reposição de autopeças visuais dos veículos, como para-choques, retrovisores, lanternas e capôs, que compõem o segmento de colisão. O problema recai totalmente sobre o consumidor, que acaba refém da situação, em tamanha fragilidade”, diz Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças. Segundo o executivo, “não conseguem abastecer o mercado de reposição, mas não querem que outras empresas o façam”.

O problema será agravado ainda mais se toda a cadeia de produção e comercialização de peças similares for eliminada por estas montadoras, o que acabará não apenas com os fabricantes, mas até mesmo com o mecânico de confiança do consumidor. Nesta situação, os consumidores terão, inevitavelmente, que recorrer às concessionárias.

A dificuldade também afeta as seguradoras, pois caso o mercado de reposição com peças similares seja completamente eliminado para veículos Ford, Volks e Fiat, certamente o custo dos seguros destes automóveis seria em muito majorado.[2]

Há muitos fabricantes independentes sérios, que atuam neste mercado há mais de 40 anos, possuem qualidade, marca própria, garantia e seguem rigorosos padrões de excelência, o que é muito diferente da imagem que as montadoras tentam propagar sobre as empresas independentes. Segundo Roberto Monteiro, “o consumidor não pode ser ingênuo e deve obter maiores informações com seu mecânico de confiança, fazendo uma compra consciente de sua peça de reposição, analisando custo e qualidade”, explica.

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