Breaking News

Escolas de João Pessoa/PB ganham projeto da Fundación MAPFRE na Semana Nacional de Trânsito

Fonte: Lenon Hymalaia

Implantação do programa Educação Viária é Vital também atingirá Guarabira/PB e tem como objetivo fomentar ações relacionadas à educação no trânsito e envolverá os professores e alunos da rede estadual de ensino na observação e análise crítica das condições de circulação viária na região. 

A Semana Nacional de Trânsito começará diferente para alguns professores da rede estadual de ensino da Paraíba. Os professores serão capacitados para desenvolver o Programa Educação Viária é Vital, que tem como intuito promover atividades que estejam diretamente interligadas à questão do trânsito. A ação é realizada pela Fundación MAPFRE, entidade sem fins lucrativos que trabalha para a formação do cidadão e que tem como objetivo disseminar valores e cultura.   

Integrado às propostas curriculares das escolas de ensino fundamental e médio, por meio de atividades articuladas às disciplinas e às aulas, o programa começará em João Pessoa e em Guarabira e envolverá tanto alunos quanto professores numa ampla pesquisa para compreensão das condições de circulação presentes no cotidiano das escolas, dos bairros e da cidade.

Dentre os temas que serão trabalhados pelo Educação Viária é Vital no estado paraibano estão: Circulando pela Escola e a Ética, Circulando pelo Bairro e a Pluralidade Cultural e Circulando pela Cidade e o Meio Ambiente. No primeiro ano da parceria, o tema será Circulando pela Escola. Neste ano inicial  o espaço de investigação pedagógica é a escola e o tema transversal relacionado a esta etapa temática é a ética.

Tanto as crianças como os educadores terão o desafio de desenvolver ações pedagógicas que contribuam para uma reflexão sobre a circulação no ambiente estudantil, elaborando projetos que transformem a escola num espaço de convivência harmonioso e de aprendizagem para a cidadania. No total, 100 escolas serão beneficiadas, sendo 50 de João Pessoa e outras 50 de Guarabira.

Para a diretora da delegação da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “o projeto é importante para que a sociedade passe a ter uma maior consciência do seu papel no que se diz respeito às questões de trânsito”. Ainda de acordo com Fátima, “o resultado desta ação é a elaboração de projetos pedagógicos transformadores, fornecendo a possibilidade para que cada cidadão passe a entender o espaço onde circula, tornando-se um agente  transformador do seu meio".

Serviço: Projeto Educação Viária é Vital
Data: 19 e 20 de setembro
Hora: Turmas da manhã das 08h00 às 12h00 e turmas da tarde das 13h00 às 17h00.
Local: Detran/PB
Endereço: Rua Emilia Batista Celane S/N – Mangabeira VII – João Pessoa.

No Estado Paraibano, o programa Educação Viária é Vital tem a parceria do Detran, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Educação do Estado.
 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario