Breaking News

Fraude contra seguradoras gera perdas de R$ 1,45 bilhão em dois anos

Fonte: Zero Hora

Recentemente, pesquisas demonstram que o Brasil é um dos países em que mais ocorrem casos de fraudes em seguros, destacando uma alta nos últimos dois anos e acumulando prejuízos em torno de R$ 1,45 bilhão para as empresas do segmento, de acordo com o site www.fraudes.org.br.

Segundo Fábio Camata Candello do do escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados, a fraude contra seguradoras não gera perdas apenas para os empresários do setor, mas, principalmente, para o contratante de seguros que é honesto. Ele pagará a conta, uma vez que os prejuízos causados com as simulações de sinistro acabam por compor os preços das apólices.

O principal motivo para a fraude em seguros é o enriquecimento ilícito. Nota-se que este tipo de crime não é praticado por criminosos habituais, geralmente os autores são réus primários, com bons antecedentes criminais, que visualizam nos seguros uma oportunidade de ganho fácil, contando com a impunidade que assola o país.

"Ocorre que as principais seguradoras do mercado estão cada vez mais atentas em relação às fraudes, investindo grandes valores nas áreas de investigação interna de sinistros, com a finalidade de coibir essa prática criminosa. Porém, as consequências para quem frauda uma empresa de seguros são gravíssimas, passando pela indenização das perdas e danos das seguradoras e culminando com a prisão da pessoa", afirma Candello.

"Por isso, as seguradoras, de forma correta e absolutamente legítima, ao identificarem indícios da prática de crime, podem comunicar o fato à Polícia Civil e requerer instauração de inquérito policial. Destaca-se que não são necessárias provas irrefutáveis, bastando a suspeita e alguns indícios", acrescenta o advogado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario