Breaking News

Seguradoras estudam regras para inibir práticas inadequadas

Fonte: Sonho Seguro - Denise Bueno

A CNseg, confederação das seguradoras, o Ministério do Meio Ambiente; a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros, de Previdência Complementar e de Capitalização no Rio de Janeiro e Espírito Santo firmam, nesta quarta-feira, dia 5, em evento no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, o Termo Aditivo ao Protocolo do Seguro Verde – convênio firmado entre a CNseg e o Ministério do Meio Ambiente em 2009.

O compromisso do Termo Aditivo será firmado durante o seminário “Princípios para a Sustentabilidade em Seguros, da teoria para a prática”, que contará com a presença de cerca de 300 profissionais e executivos do setor de seguros e representantes do governo. Estarão presentes o Secretário de Estado do Ambiente do Rio, Carlos Minc, o presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre e Luiz Tavares Pereira Filho, presidente do Sindicato das Seguradoras RJ/ES, entre outros.

Pelo Termo Aditivo, as sociedades seguradoras, operadoras de saúde suplementar, entidades de previdência complementar aberta e sociedades de capitalização se comprometem a considerar os impactos e os custos socioambientais e de governança na gestão de seus ativos e nas análises de risco, com base nas políticas internas de cada instituição.

Entre outras decisões, as seguradoras pretendem discutir a requisição, por parte do proponente, das licenças ambientais exigidas pela legislação vigente na análise de propostas de seguros referentes à cobertura de instalações e equipamentos potencialmente causadores de significativa degradação ambiental;

· Considerar, na aplicação de ativos garantidores das provisões técnicas, a exclusão de títulos emitidos por empresas com padrões de desenvolvimento ambientais, sociais e de governança inferiores aos aceitáveis;
· Oferecer produtos de seguros, previdência privada complementar e de capitalização que fomentem a qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente;
· Adotar critérios ambientais, sociais e de governança na seleção e avaliação de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros comerciais;
· Orientar o consumidor de seus produtos para a adoção de práticas sustentáveis de produção e de consumo consciente.

Com este documento, o Protocolo do Seguro Verde se adequa aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, desenvolvidos pela iniciativa financeira do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e firma a importância de o setor segurador apresentar à sociedade brasileira os esforços feitos para a implementação de políticas socioambientais indispensáveis para o desenvolvimento sustentável.

Para Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg, a principal atividade comercial do mercado de seguros é compreender, gerir e assumir risco. “Por meio da prevenção e redução de risco, o setor ajuda a proteger a sociedade, estimula a inovação e apoia o desenvolvimento econômico. Estas são as contribuições-chave para uma sociedade que funciona bem e de forma sustentável”.

SulAmérica

Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nas discussões empresariais e, em muitos casos, já é uma realidade que faz parte do dia a dia das organizações. No setor de seguros, a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos tem debatido o assunto na Comissão de Sustentabilidade da CNSeg (Confederação Nacional de Seguros), presidido por Adriana Boscov, superintendente de Sustentabilidade Empresarial da companhia. As práticas inerentes à gestão de riscos e da cadeia de valores da indústria estão no centro dos debates.

Nesse contexto, no próximo dia 5 de setembro, o presidente da companhia, Thomaz Cabral de Menezes, estará presente na 1ª edição do evento Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) – da Teoria para a Prática, organizado pela CNseg com apoio da Comissão, na cidade do Rio de Janeiro.

O executivo será um dos participantes do painel “Apresentação de Casos Práticos”, no qual vai falar sobre a criação e a evolução do Comitê de Sustentabilidade da SulAmérica, e ainda, como são incorporados, no cotidiano da companhia, os temas sociais, ambientais e de governança.

“O uso da tinta a base d’água em oficinas referenciadas e a certificação digital, são ações desenvolvidas pela SulAmérica, que foi pioneira no setor de seguros ao trazer questões socioambientais para o dia a dia da prestação de serviços. Além disso, somos a primeira e única seguradora nos três últimos anos a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, além de firmar compromisso com o Pacto Global da ONU e ser signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI na sigla em inglês) e dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI na sigla em inglês)”, afirma Thomaz.

Mongeral

No próximo dia 05, a MONGERAL AEGON participa de debate sobre a prática dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros. A empresa acaba de anunciar que irá solicitar autorização da Susep para atuar no mercado de microsseguro com o Minha Família, seguro popular lançado no início de 2012 como projeto piloto e que já contém as principais características para atender o público-alvo desse mercado.

A novidade será reiterada durante painel promovido sobre os casos práticos de sustentabilidade no mercado segurador. Helder Molina, presidente da seguradora, falará também sobre o Previdência Sustentável, primeira linha de PGBL e VGBL brasileira com investimentos regidos por requisitos da sustentabilidade. Este ano, a empresa também consolidou seu Programa de Sustentabilidade com diretrizes para o negócio.

A seguradora é signatária da Declaração de Capital Natural (NCD), do Pacto Global, dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), do Carbon Disclousure Project (CDP) e dos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI). “A solidificação de nossos valores – transparência, excelência, valorização profissional, inovação e responsabilidade social – evidencia que a Sustentabilidade vem sendo trabalhada de forma incorporada à nossa estratégia, e que terá cada vez melhores resultados a partir da adoção da metodologia Global Report Iniciative (GRI) e do nosso primeiro processo de relato”, explica Helder Molina.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario