Os carros mais e menos seguros contra furtos
Fonte; Exame
Estudo do Cesvi elabora novo índice que mostra os carros mais protegidos e os mais expostos a furtos; dados poderão impactar os preços de seguros no futuro
Novo índice
São Paulo – O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) lançou, nesta quinta-feira, a primeira edição do seu Índice de Furto, que avaliou as 118 versões de 20 modelos – os mais vendidos do Brasil e modelos das chinesas JAC e Chery. Os carros foram avaliados segundo sua vulnerabilidade a furtos, que são os crimes sem ameaça física, em que o ladrão leva o carro na ausência do motorista.
O Cesvi avaliou se os modelos segundo seis itens de segurança: se tinham ou não alarme de série; se tinham ou não trava de volante de série; se tinham ou não vidro lateral laminado de série (no Brasil, esse item é vendido apenas como opcional, o que fez com que nenhum modelo recebesse 5 estrelas); se tinham ou não imobilizador e de que tipo; o tipo de chave utilizada; e a localização da bateria (quanto mais difícil acessá-la, mais difícil levar o carro).
Os dados do Cesvi costumam ser usados por seguradoras, que poderão reduzir, futuramente, o preço do seguro dos carros menos vulneráveis a furtos. Clique nas fotos para ver os carros que receberam as melhores e as piores notas nos testes do Cesvi, e clique aqui para ver a lista completa das 118 versões testadas e suas respectivas notas.
Estudo do Cesvi elabora novo índice que mostra os carros mais protegidos e os mais expostos a furtos; dados poderão impactar os preços de seguros no futuro
Novo índice
São Paulo – O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) lançou, nesta quinta-feira, a primeira edição do seu Índice de Furto, que avaliou as 118 versões de 20 modelos – os mais vendidos do Brasil e modelos das chinesas JAC e Chery. Os carros foram avaliados segundo sua vulnerabilidade a furtos, que são os crimes sem ameaça física, em que o ladrão leva o carro na ausência do motorista.
O Cesvi avaliou se os modelos segundo seis itens de segurança: se tinham ou não alarme de série; se tinham ou não trava de volante de série; se tinham ou não vidro lateral laminado de série (no Brasil, esse item é vendido apenas como opcional, o que fez com que nenhum modelo recebesse 5 estrelas); se tinham ou não imobilizador e de que tipo; o tipo de chave utilizada; e a localização da bateria (quanto mais difícil acessá-la, mais difícil levar o carro).
Os dados do Cesvi costumam ser usados por seguradoras, que poderão reduzir, futuramente, o preço do seguro dos carros menos vulneráveis a furtos. Clique nas fotos para ver os carros que receberam as melhores e as piores notas nos testes do Cesvi, e clique aqui para ver a lista completa das 118 versões testadas e suas respectivas notas.
Os mais seguros:
Chevrolet Cruze: 4,5 estrelas
Versão: LTZ 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Sim |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Criptografado |
Chave | Presencial |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
O modelo é dotado com o imobilizador e a chave dos tipos mais seguros.
Obs.: O Cruze versão LT 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P recebeu apenas 3
estrelas, pois sua chave é de segredo interno, segundo tipo mais
inseguro.
Ford Ka: 3,5 estrelas
Versão: SPORT 1.6 FLEX MECÂNICO 8V 3P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Sim |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Criptografado |
Chave | Segredo externo circular |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo circular é apenas o terceiro tipo mais
seguro de chave. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Honda Civic: 3 estrelas
Versões:
LXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LXL 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LXL 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Sim |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Criptografado |
Chave | Segredo interno |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo interno é o segundo tipo menos inseguro. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Chevrolet Cobalt: 3 estrelas
Versões:
LT 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
LTZ 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
A chave de segredo interno é a segunda menos segura. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Chery QQ: meia estrela
LT 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
LTZ 1.4 ECONO.FLEX MECÂNICO 8V 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Sim |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Criptografado |
Chave | Segredo interno |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
Honda Fit: 3 estrelas
Versões:
DX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EX 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EXL 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
DX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LX 1.4 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EX 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EXL 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Sim |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Criptografado |
Chave | Segredo interno |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo interno é a segunda menos segura. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
Os menos seguros:
Chery QQ: meia estrela
Versão: 1.1L ACTECO GASOLINA 5P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Não |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Não há |
Chave | Segredo externo |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.
JAC J6: meia estrela
Versão: 2.0 16V DOHC 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Não |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Não há |
Chave | Segredo externo |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.
JAC J5: meia estrela
Versão: 1.5 16V DOHC VVT 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Não |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Não há |
Chave | Segredo externo |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.
JAC J3 Turin: meia estrela
Versão:
Turin 1.4 16V DOHC VVT 4P
Turin 1.4 16V DOHC VVT 4P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Não |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Não há |
Chave | Segredo externo |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.
JAC J3: meia estrela
Versão:
1.4 16V DOHC VVT 5P
1.4 16V DOHC VVT 5P
Item de segurança | Descrição |
---|---|
Alarme de série | Não |
Trava de volante de série | Sim |
Imobilizador | Não há |
Chave | Segredo externo |
Acesso à bateria | Difícil |
Vidros laterais laminados de série | Não |
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.
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