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Os carros mais e menos seguros contra furtos

Fonte; Exame

Estudo do Cesvi elabora novo índice que mostra os carros mais protegidos e os mais expostos a furtos; dados poderão impactar os preços de seguros no futuro

Novo índice

São Paulo – O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) lançou, nesta quinta-feira, a primeira edição do seu Índice de Furto, que avaliou as 118 versões de 20 modelos – os mais vendidos do Brasil e modelos das chinesas JAC e Chery. Os carros foram avaliados segundo sua vulnerabilidade a furtos, que são os crimes sem ameaça física, em que o ladrão leva o carro na ausência do motorista.

O Cesvi avaliou se os modelos segundo seis itens de segurança: se tinham ou não alarme de série; se tinham ou não trava de volante de série; se tinham ou não vidro lateral laminado de série (no Brasil, esse item é vendido apenas como opcional, o que fez com que nenhum modelo recebesse 5 estrelas); se tinham ou não imobilizador e de que tipo; o tipo de chave utilizada; e a localização da bateria (quanto mais difícil acessá-la, mais difícil levar o carro).

Os dados do Cesvi costumam ser usados por seguradoras, que poderão reduzir, futuramente, o preço do seguro dos carros menos vulneráveis a furtos. Clique nas fotos para ver os carros que receberam as melhores e as piores notas nos testes do Cesvi, e clique aqui para ver a lista completa das 118 versões testadas e suas respectivas notas.

Os mais seguros:


Chevrolet Cruze: 4,5 estrelas
Versão: LTZ 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Sim
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Criptografado
Chave Presencial
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
O modelo é dotado com o imobilizador e a chave dos tipos mais seguros.
Obs.: O Cruze versão LT 1.8 16V ECOTEC FLEX 4P recebeu apenas 3 estrelas, pois sua chave é de segredo interno, segundo tipo mais inseguro.


 Ford Ka: 3,5 estrelas
Versão: SPORT 1.6 FLEX MECÂNICO 8V 3P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Sim
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Criptografado
Chave Segredo externo circular
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo externo circular é apenas o terceiro tipo mais seguro de chave. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.


Honda Civic: 3 estrelas
Versões:
LXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
LXL 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
EXS 1.8 16V SOHC i-VTEC Flex 4P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Sim
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Criptografado
Chave Segredo interno
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo interno é o segundo tipo menos inseguro. O imobilizador criptografado é o tipo mais seguro.
  

Chevrolet Cobalt: 3 estrelas
 JAC J6: meia estrela
Versão: 2.0 16V DOHC 4P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Não
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Não há
Chave Segredo externo
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.


JAC J5: meia estrela
Versão: 1.5 16V DOHC VVT 4P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Não
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Não há
Chave Segredo externo
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.


 JAC J3 Turin: meia estrela
Versão:
Turin 1.4 16V DOHC VVT 4P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Não
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Não há
Chave Segredo externo
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.


 JAC J3: meia estrela
Versão:
1.4 16V DOHC VVT 5P
Item de segurança Descrição
Alarme de série Não
Trava de volante de série Sim
Imobilizador Não há
Chave Segredo externo
Acesso à bateria Difícil
Vidros laterais laminados de série Não
A chave de segredo externo é o tipo menos seguro.





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