Breaking News

Em 9 meses, trânsito mutila mais de 238 mil brasileiros

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat) pagou 355.647 indenizações em nove meses, aumento de 39% sobre janeiro a setembro de 2011, segundo dados da Seguradora Líder, administradora do seguro no Brasil. Só no terceiro trimestre deste ano, foram 39.497 vítimas de acidentes de trânsito indenizadas, envolvendo casos de morte, invalidez e despesas médico-hospitalares, no sistema de reembolso.

No acumulado do ano, 67% das indenizações pagas foram originárias de invalidez permanente, com 238.284 brasileiros inválidos. Outros 13% foram para indenizar ocorrências fatais, a 46.234 mortos. Os 20% restantes foram referentes a casos de reembolsos de despesas médicas e hospitalares, a 71.129 pessoas. Considerando todos os acidentes, 77% eram vítimas do sexo masculino.

Motos

Os números apontam ainda que, apesar de representarem apenas 27% da frota nacional de veículos, as motocicletas estiveram envolvidas em sete de cada dez acidentes indenizados no período. Os carros, por sua vez, que representam a grande parte da frota nacional, 61%, concentraram apenas um quarto das indenizações.

Segundo o presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier, os dados regionalizados podem representar uma influência do perfil da frota de veículos nas causas dos acidentes. “Analisando os números, vemos que, dos acidentes indenizados no Nordeste, 65% foram decorrentes de choques com motocicletas. E o número de veículos dessa categoria, justamente em que o motorista e os passageiros são mais suscetíveis, tem crescido vertiginosamente.

O levantamento aponta também que, nos acidentes envolvendo motocicletas, em 73% dos casos a vítima foi o próprio piloto. O panorama muda quando analisados os acidentes com carros, em que 51% das vítimas eram pedestres. Os ônibus, por sua vez, vitimam mais passageiros: 46% dos casos indenizados.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario