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Porto Seguro lucra R$ 448 milhões até setembro, alta de 8%


Fonte: Sonho Seguro - Denise Bueno

A Porto Seguro registrou lucro líquido, sem considerar a combinação dos negócios com o Itaú, de R$ 158 milhões no terceiro trimestre de 2012, queda de 1% em relação ao mesmo periodo do ano anterior. No acumulado dos nove meses do ano, o ganho avançou 8%, para R$ 448 milhões, segundo dados divulgados hoje no final do dia. O grupo atingiu 12 milhões de itens segurados e o ROAE foi de 14,9%.

De acordo com a mensagem da admnistração transmitida no release de divulgação, no 3° trimestre do ano o grupo enfrentou um cenário competitivo mais racional no segmento de automóvel, proporcionando melhores condições de precificação, o que contribuiu para a recomposição das margens. As receitas totais evoluiram 11%, em grande parte impulsionada pelo crescimento dos produtos auto (+14%). O grupo destacou a marca Azul que apresentou aumento de prêmios de 43%.

Em saúde, o grupo alcancou crescimento de 11%, impulsionado pelos reajustes de preços. No segmento odontólogico os prêmios aumentaram 45% devido ao crescimento de itens segurados. O total de vidas seguradas (saúde + odontológico) alcançou a 545 mil vidas. O índice combinado atingiu 98,2%, reflexo principalmente de uma menor sinistralidade e da melhoria de eficiência operacional (no trimestre o indíce de despesa administrative reduziu 0,3 p.p. e 0,8 p.p. no ano.

A frequência de roubo e furto de automóveis apresentou queda, interrompendo uma tendência de alta no ano. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP, o número de carros roubados na cidade de São Paulo decresceu 5% (3T12 vs. 3T11).

As receitas de outros negócios não seguros evoluíram 43% no trimestre e 40% no acumulado do ano, principalmente intensificados pelo crescimento das operações de crédito (cartão e financiamento). O retorno sobre capital nestes negócios atingiu 20,6% no acumulado do ano (+1 p.p. vs 9M11).

A estratégia de investimentos produziu um resultado financeiro de R$ 225 milhões (170% do CDI), com rentabilidade nominal muito próxima a do ano anterior (3,25% no 3T12 x 3,32% no 3T11), mesmo com o CDI 38% mais baixo. Tanto as alocações estruturais quanto a gestão ativa (vs cenário econômico) produziram resultados superiores neste trimestre.

“Continuamos a investir na expansão da empresa. Inauguramos 3 centros automotivos (CAPS), 3 centros de atendimento de sinistros (CARS), e mais 2 sucursais, reforçando nossa estrutura comercial. Prosseguiremos com nossa estratégia de crescimento com rentabilidade, privilegiando a expansão geográfica e buscando alavancar a nossa marca nos diversos segmentos e canais onde atuamos”, informou.

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