Breaking News

Deputada sugere seguro obrigatório para carros antigos

Fonte: CQCS

A deputada Rosane Ferreira (PV/PR.) apresentou requerimento à Mesa da Câmara sugerindo ao Ministério da Fazenda a criação de um seguro para carros antigos.  A proposta já foi encaminhada para a ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann.

A parlamentar argumenta que carros mais antigos, ainda que conservados, não têm a garantia que poderão ser objeto de cobertura securitária ao longo de sua existência, pois essa contratação submete-se, anualmente, à aceitação por parte das seguradoras. “No nosso entender, trata-se de um contrassenso, pois, se por um lado, incentiva-se a compra de veículos, pelo outro se impede àquele, que com sacrifício o adquire, que o conserve e obtenha a proteção desse seu patrimônio”, assinala a deputada.

Ela lembra ainda que o Governo Federal vem tomando uma série de medidas anticíclicas voltadas à manutenção do ritmo de crescimento econômico e, em consequência, dos empregos no País, que estimulou, entre outros setores, notadamente a expansão e aumento das vendas da indústria automobilística.

Nesse contexto, muitos incentivos e subsídios incentivaram os brasileiros, entre eles os pertencentes às classes C e D, a adquirirem seu primeiro automóvel ou trocarem o antigo de que dispunham, realizando milhares de negócios que foram formalizados, inclusive mediante financiamentos, com prazos que chegaram a ultrapassar 80 meses. “Durante o prazo desses longos financiamentos, os veículos, compulsoriamente, são cobertos por seguros, de tal forma que eventual sinistro, seja por roubo ou colisão, não acarreta perda significativa para as instituições financiadoras, nem para seus adquirentes”, acentua Rosane Ferreira, acrescentando que é preciso que, ao final desses financiamentos, os respectivos veículos, adquiridos pelo consumidor brasileiro com tanta dificuldade, permaneçam com a possibilidade de continuar contando com proteção securitária, resguardando-se, assim, esse ambicionado patrimônio para os seus proprietários.

Diante desse quadro, ela sugere que seja estudada a criação de uma modalidade de seguro voltada a carros antigos, cujo risco deve ser obrigatoriamente aceito pelas seguradoras, até um determinado valor, que garanta, no mínimo, em caso de sinistro, sua substituição por outro ou a sua reparação. “Contamos com empenho dos técnicos governamentais, notadamente no âmbito da Superintendência de Seguros Privados (Susep), para a viabilização dessa nossa sugestão que, sem dúvida, é de grande alcance social”, conclui.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario