Breaking News

A origem da Escola Nacional de Seguros e o esforço para defender o exercício da profissão

Fonte: Cadernos de Seguro

 De corretor e sua melhor formação educacional

Iniciei a minha carreira em 1970 como securitário e assim permaneci até me formar em 1982 quando passei a advogar no ramo. Neste período estive em 2 seguradoras ( GENERALI e PORTO SEGURO ) e 2 corretoras. Uma delas foi a lendária Porto, Nazareth que aqui, no RS, se associou ao Grupo Ipiranga e acrescentou ISA ao seu nome ( Ipiranga S/A ) se transformando numa potência ainda maior ( a ISA CHEGOU a ser detentora de 32 empresas entre elas a Refinaria, a Distribuidora, a Phenix de Porto Alegre - Seguradora - o Banco de Crédito Real - e indústrias de adubos - Agrofértil - e pescados - Leal Santos - todas clientes da corretora mencionada ).

Dominava o mercado gaúcho a ponto de ter como clientes as 2 maiores empresas de comunicações do RS, intermediar o contrato da maior apólice de incêndio do Estado na época, Adubos Trevo, manter quase 50 funcionários e ter um setor que, como ´plus`, ofertava, ao cliente, plano de segurança completo para a instalação do seu parque industrial, contando com Engenheiro de Segurança - Pedro Muller Coelho de Souza - mais adiante diretor da corretora do City Bank - e desenhistas especializados no alvo como o hoje Arquiteto Marcos Jesus Machado da Cruz ( a outra foi a não menos gigante VVD - Volkswagem Corretora de Seguros ).

A Porto Nazareth tinha este nome face seus sócios, Roberto Porto e Roberto Nazareth e em Porto Alegre contava com Hans Ulrich Tichauer como Gerente Geral, o nosso A E de Moura Delfim, mais adiante na SAVAL CORRETORA, Gerente Técnico, e Fernando Kessler, Gerente Administrativo. Mas a frente empreendedora desta empresa tinha um outro nome: o mineiro de Barbacena José Francisco de Miranda Fontana.

Cresci e me formei convivendo com ele ( e com todos os nomes referidos ) bem mais velho e com uma calvice que acentuava a idade, mas de uma capacidade não só de exercicio profissional como de ensinamento inigualáveis, afora uma experiência estupenda.

A história da origem da ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS passa por ele. E da profissionalização, efetiva, da profissão de corretor, também. Pois para a minha felicidade, me deparei com este texto HISTÓRICO e primoroso, IMPERDÍVEL, de Vera de Souza, que traz uma pontinha desta pedra fundamental da história do seguro e que me deixou comovido por, até sem querer, mera coincidência, ter de ´gaiato` feito uma partezinha miúscula, que seja, mas fiz, dela o que orgulha demais. E COINCIDÊNCIA, TAMBÉM, justamente no ano que o CADERNO DE SEGUROS, onde foi veiculada a matéria, tal qual a CJOSIAS E FERRER, completa 30 anos no mercado... confiram E TENHAM, com certeza terão, uma boa leitura.
 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario