Breaking News

Susep vai aprovar norma que traz algumas “restrições diretas”

Fonte: CQCS

O superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, afirmou, nesta quarta-feira (03), que a autarquia pode aprovar normas que irão estabelecer “restrição direta” à atuação de determinados segmentos do mercado (não citados por ele). Contudo, ressaltou que, se isso for mesmo necessário, será buscada uma regulamentação “menos gravosa possível” e respeitada a livre iniciativa. “Não vamos acelerar o exame de qualquer proposta”, assegurou Portal Santanna, na solenidade de abertura do 2º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel (Copacabana).

Embora ele não tenha se aprofundado no tema, executivos do setor revelaram que a mensagem foi dada para os corretores. Isso porque a Susep deve colocar em audiência pública, em breve, uma minuta de resolução do CNSP que proíbe corretoras de seguros e de resseguros controladas por um mesmo grupo a atuarem em parceria em contratos do mercado local.

Organizado pela CNSeg. em parceria com a Abecor-Re, Fenaber e Escola Nacional de Seguros, o encontro reúne mais de 400 profissionais do mercado e irá prosseguir até quinta-feira.

Na abertura, além de Luciano Portal, estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno (representando o governador Sérgio Cabral); e os presidentes da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira; da federação nacional das resseguradoras (Fenaber), Paulo Pereira; da associação das corretoras de resseguro (Abecor-Re), Carlos Alberto Protásio; e da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar.

Na solenidade foi apresentado um vídeo institucional do IRB Brasil Re, que recebeu homenagens por ter estar completando 74 anos de fundação neste 03 de abril.

Nas rápidas saudações à plateia, tanto o prefeito Eduardo Paes quanto o secretário Julio Bueno reafirmaram o apoio do município e do estado à instalação, no Rio, do Centro De Resseguros.

Paes afirmou, inclusive, que deverá ser aprovada ainda este ano a proposta que oferece incentivo tributário, através da redução da alíquota do ISS para empresas de resseguros que se instalarem na capital carioca.

O encontro discute temas estratégicos para os mercados de seguros e resseguros, como as catástrofes climáticas no Brasil e no mundo, o agronegócio e o projeto de lei da Nova Lei Geral do Seguro, por exemplo.

Outro homenageado da manhã foi o presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira. Ele foi saudado pelo presidente da FenaSaúde, Marcio Coriolano, que, em nome da diretoria da CNseg, disse que a biografia de Jorge Hilário “se confunde com os momentos mais importantes do mercado segurador brasileiro”.

O presidente da CNseg recebeu placa em reconhecimento a sua gestão, que se encerra este mês.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario