Breaking News

Generali entra no setor de proteção financeira

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Generali Brasil criou uma linha de seguros de proteção financeira para limitar as perdas das empresas (stop loss), diante da elevada volatilidade de riscos decorrentes dos planos de saúde empresariais. Ao justificar o objetivo do produto, o diretor de Seguros de Pessoas e Benefícios da seguradora, Valter Hime, lembra que “é frequente as operadoras de saúde repassarem o excesso de sinistralidade aos preços na renovação dos contratos ou gerarem relevantes furos orçamentários nos planos autossegurados das empresas”.

Segundo ele, muitas das oscilações são causadas por eventos extraordinários de alta aleatoriedade e elevada severidade no curso da vigência dos planos. “As empresas acabam por assumir tais impactos, em meio à impossibilidade de prever os custos futuros com o benefício”, diz.

Dados de consultorias especializadas em benefícios indicam que os gastos das em- presas com planos de saúde aumentaram 155% de 2003 a 2011, acima do ajuste da inflação, de cerca de 87%. Um levantamento desenvolvido pela Generali identificou que entre 75% e 80% dos custos dos si- nistros são passíveis de serem previstos e, portanto, provisionados. Tais eventos estão rela- cionados a pequenas cirurgias, dia hospital e despesas ambu- latoriais, entre outros.

Incerteza

Em contrapartida, de 20% a 25% dos custos correspondem a riscos e eventos imprevisíveis, cobertos integralmente e obrigatoriamente pelos planos de saúde, como grandes cirurgias e traumas, que impactam diretamente no custo do plano dos anos seguintes ou pressionam o fluxo de caixa das empresas que autosseguram os gastos de seu plano de benefícios, as chamadas autogestões.

Para esses casos, o stop loss limita a perda financeira da empresa que, em conjunto com a seguradora, define o valor máximo de sua perda (franquia) e, a partir deste valor, a cobertura começa a envolver os gastos excedentes. Com isso, a sinistralidade fica contida, reduzindo a volatilidade dos gastos com planos de saúde e garantindo maior previsibilidade orçamentária às empresas.

“Nosso objetivo com essa nova linha de seguros é conter a sinistralidade e tornar viável o planejamento financeiro das empresas”, conclui Valter Hime.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario