Breaking News

BB Mapfre lança apólice para incentivar redução de carbono

Fonte Jornal do Commercio - RJ

Os contratos da linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), firmados  desde o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, impulsionaram o grupo segurador Banco do Brasil Mapfre a lançar um seguro exclusivo para o ramo florestal, um dos mais importantes na cadeia do agronegócio para a redução de carbono da atmosfera. No segmento rural, a seguradora tem grande participação, sendo líder com market share de 75%. No seguro de florestas, especificamente, sua parcela de mercado é de 50,6%, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O novo produto da companhia, batizado de ‘Seguro Personalizado – Floresta ABC’, oferece proteção às florestas financiadas pelo programa, que foi instituído pelo governo federal com o propósito, entre outros, de estimular investimentos necessários à incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Dentre os itens financiáveis pelo ABC estão os projetos de investimentos destinados a implantação, manutenção e melhoramento do manejo de florestas comerciais. O Banco do Brasil financia esses projetos e, a partir de agora, oferece o seguro com condições diferenciadas.

Destinado a produtores rurais  (pessoas física e jurídica), além de indústrias de papel e celulose, o seguro ‘Floresta ABC’ protege plantações de eucalipto, pínus e outras espécies florestais contra incêndios, raio e fenômenos meteorológicos, como chuvas excessivas, geada, granizo, seca, ventos fortes e queda de aeronaves.

Ressarcimento

Em caso de ocorrência de sinistro, a indenização é determinada sobre os custos da plantação e manutenção da floresta ou pelo valor comercial, dependendo da idade da floresta. “O seguro tem como principal objetivo mitigar os possíveis riscos, sendo o principal parceiro do empresário na sustentabilidade do seu negócio”, comenta o diretor de Rural e Habitacional do grupo BB Mapfre, Luis Carlos Guedes Pinto.

De acordo com o executivo, um grande esforço vem sendo realizado para divulgação e incentivo à adoção de uma agricultura mais sustentável. E, para ele, a bem-sucedida experiência com o programa é um indicativo de que as tecnologias existentes para a redução da emissão de gases do efeito estufa estão sendo cada vez mais empregadas no campo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario