Breaking News

Que tipo de renda devo escolher?

Fonte: Valor Econômico

Por Consultório financeiro

Estou planejando deixar minha atividade profissional. Vou me aposentar pelo INSS e tenho um PGBL que oferece as seguintes opções de renda: vitalícia, vitalícia reversível e de prazo determinado. O que devo considerar para escolher o mais adequado?

Carolina Rego Couri, CFP, responde:

Antes de tomar qualquer decisão sobre qual o tipo de renda escolher, algumas reflexões são necessárias, tais como: nesta nova fase, quais serão as despesas projetadas? Outros dependem de mim economicamente? Possuo outros investimentos? Isto porque, apesar de alguns gastos diminuírem nesta fase (como aqueles com refeições fora de casa, roupas, transporte etc.), outras despesas serão acrescentadas e até aumentadas (por exemplo, com plano de saúde, viagens, novos projetos).

Considerando a renda vitalícia, de um lado, tem-se a segurança de uma renda garantida pelo resto da vida; por outro lado, na sua falta, esta renda não vai para nenhum beneficiário, ou seja, cessa com a morte do titular. Ela é indicada caso seja direcionada ao pagamento de despesas específicas (plano de saúde, por exemplo, que tende a aumentar com a idade), ou caso não haja a necessidade de garantir uma renda a algum beneficiário, na sua falta.

Outra opção seria a renda vitalícia reversível. Ela possui as mesmas características da renda vitalícia; porém, na sua falta, esta renda mensal será paga ao beneficiário, durante toda a sua vida. Existem diversos tipos de renda vitalícia reversível: ao cônjuge, ao cônjuge com continuidade ao filho menor ou revertida a um beneficiário indicado. Esse tipo de renda seria mais indicado àquela pessoa que tem dependentes econômicos, com o objetivo de manter o padrão de vida ou prover segurança financeira aos beneficiários. Importante ressaltar que nas rendas vitalícia, vitalícia reversível e temporária, a seguradora, ao calcular a renda, leva em consideração, além do saldo acumulado, a Tábua Atuarial que mede a expectativa de vida, o que faz com que as rendas variem bastante. Para uma melhor visualização, peça para a seguradora apresentar uma simulação para cada tipo de renda.

A renda por prazo certo, por ser uma renda financeira, não utiliza a expectativa de vida no cálculo do valor a ser pago. Por isso, umas das vantagens é que ela tende a dar um valor de renda superior à vitalícia. Você escolhe o prazo pelo qual deseja receber a renda e tem a garantia de pagamento mensal durante esse período. Não é recomendado para quem for depender exclusivamente desta renda na aposentadoria, dado que, ao fim do prazo contratado, ela cessa. Uma das vantagens é que, caso ocorra o falecimento do titular do plano antes de completar o prazo contratado, a renda é direcionada ao beneficiário ou beneficiários indicados até o fim do período.

Por fim, uma opção seria manter o plano ativo, e você mesmo fazer resgates programados do saldo. Lembrando que, nesse caso, você terá que ter disciplina para balizar as suas necessidades de capital com o prazo e o saldo acumulado. Isto porque, em vez de delegar para a seguradora o pagamento da renda, você será o responsável por realizar a própria gestão dos recursos.

Não se esqueça de considerar o pagamento do Imposto de Renda (IR). No PGBL, o IR incide sobre o montante total (nominal + rendimentos).

Analise o seu momento atual e as preocupações que tem quanto ao futuro. Quanto mais variáveis forem levadas em consideração antes da tomada de decisão, melhor será sua escolha e o aproveitamento desta nova etapa. Boa sorte!

Carolina Rego Couri é planejadora financeira pessoal e possui a Certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). E-mail: carol_portilho@hotmail.com

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou do IBCPF. O jornal e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: consultoriofinanceiro@ibcpf.org.br
 
 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario