Breaking News

Susep: dez maiores geram 67,2% da receita do mercado

Fonte: CQCS

Relatório elaborado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta para um aumento da concentração dos negócios nas carteiras das 10 maiores seguradoras do mercado brasileiro. Segundo a autarquia, o market share dessas companhias representava 60% em 2001, teve ligeira queda, para 58,2% em 2006, e atingiu 67.2%, no ano passado.
 
De acordo com a Susep, o fato de a análise indicar a tendência a uma maior concentração nos últimos anos não surpreende, tendo em vista “os inúmeros processos de fusão e incorporação de empresas ocorridos entre 2006 e 2012”.
 
O estudo revela ainda uma crescente predominância de seguradoras vinculadas a grandes grupos econômicos, especialmente do setor bancário.
 
Nesse sentido, pode ser verificado que a participação dos cinco principais grupos em relação ao total do mercado cresceu de 55,8% para 64,3%, no período compreendido entre os anos de 2006 e 2012, indicando, mais uma vez, a tendência a maior concentração.
 
O relatório avaliou ainda o crescimento da participação do mercado no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A Susep verificou que, neste caso, o setor vem experimentando grande avanço e substancial e consistente aumento de receitas, refletido em uma crescente participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país. “A estabilidade econômica, após longo período de alta inflação e incertezas, aliada a um aperfeiçoamento do arcabouço normativo e a políticas de incentivo governamental, especialmente para produtos que envolvem captação de poupança em longo prazo, constituiu a base para o notável desempenho dos mercados supervisionados nos últimos 10 anos”, explica o órgão regulador.
 
Dentre os setores que mais contribuíram para o crescimento do mercado, destacam-se os produtos de acumulação, os seguros de pessoas de forma geral, os ramos de seguros compreensivos residenciais e empresariais, que apresentaram forte aumento de demanda, e os seguros rurais, devido à crescente produção agropecuária e à disponibilização de programas de subvenção governamental.
 
A partir dos dados apresentados, considerando a participação no PIB, o mercado de seguros apresentou forte evolução, saltando de um nível de 1,86% para o patamar de 2,94% em 2012, o que é bastante significativo, principalmente levando em conta que o PIB brasileiro também se manteve crescente na maior parte do período.
 
A Susep ressalta que não foram incluídos os valores relativos ao segmento de seguro saúde, uma vez que o mesmo se encontra sob a supervisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desde agosto/2001.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario