Breaking News

Maiores operadoras de planos de saúde têm nota entre 0,5 e 0,8, diz ANS

Fonte Valor Econômico

Por Beth Koike | Valor

SÃO PAULO  -  As maiores operadoras de planos de saúde do país tiveram notas entre 0,5 e 0,8 no levantamento anual da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborado a partir da base de dados de 2012 — a pontuação vai de  0 a 1.

Para chegar a essa classificação foram considerados quatro itens com pesos diferenciados: programas de prevenção à saúde (40%), situação econômico-financeira, estrutura da operadora e satisfação do cliente, com peso de 20%, cada.

Porém, o levantamento da agência reguladora — denominado Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) — tem algumas ressalvas. Convênios médicos com problemas como a Unimed Paulistana que tem quase 800 mil cl ientes e está sob “intervenção” (regime especial com acompanhamento de um fiscal da ANS) não tiveram seus dados divulgados. 

Entre os grandes grupos, com mais de 100 mil clientes, o melhor desempenho foi obtido pela Unimed-BH com nota 0,86. A cooperativa mineira tem 1,4 milhão usuários. Na sequência veio a Unimed- Maringá, que conta com 171 mil clientes e teve um IDSS de 0,83.

As duas maiores empresas do setor, Amil e Bradesco receberam notas de 0,75 e 0,73, respectivamente.

Entre as grandes operadoras, o menor índice foi registrado pela HapVida, que atua no Norte e Nordeste, com 0,56. O que afetou o desempenho da operadora foi, principalmente, o item satisfação dos beneficiários. A maior parte do atendimento da HapVida é feito em rede própria.

Outra empresa que teve nota ruim é a Sul América Odonto com índice de 0,37 infuenciado pela falta de programas de assistência à saúde. Sua concorrente OdontoPrev teve um IDSS de 0,82.

O plano de saúde da Petrobras, que tem 268 mil usuários, recebeu nota 0,8. Não houve outras operadoras de grande porte com índice superior a 0,8.

A Omint, voltada ao público premium, foi classificada com IDSS 0,75. A seguradora SulAmérica teve u m IDSS de 0,66. 

A Proteste questionou o levantamento da ANS, principalmente porque, segundo a entidade de defesa do consumidor,  apenas 89 operadoras participaram do levantamento que só será obrigatório a partir do próximo ano. “O indicador Satisfação dos Beneficiários ainda não captou a real satisfação do consumidor, já que das 419 operadoras aptas a realizarem a pesquisa, apenas 89 participaram”, informou a Proteste.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario