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Pan Seguros se une a corretores para crescer

Fonte Valor Econômico

Por Thais Folego | De São Paulo

Sob nova direção, a seguradora do Banco Pan (antigo Panamericano) está buscando parcerias com corretores e com o varejo para expandir suas vendas além do canal do banco. "Até agora estávamos concentrados dentro da rede, mas já abrimos canal para pequenos e médios corretores e redes de varejo", diz José Macedo, que assumiu a Pan Seguros no começo deste ano.

Para isso, fez um investimento de cerca de R$ 12 milhões em tecnologia para desenvolver novas ferramentas de cobrança e uma plataforma para atender os corretores. "A ideia é criar uma boutique para o pequeno e médio corretor, para que ele venda seguros além do de automóvel e saúde, como o vida e o residencial, mas sem ter custo adicional", diz Macedo. A plataforma também foi disponibilizada para os cinco mil correspondentes bancários do banco.

Já no varejo, a seguradora fechou recentemente parceria com a B2W, dona da Americanas.com e do Submarino, para distribuir seguro de garantia estendida da Cardif, seguradora do grupo BNP Paribas. A Pan Seguros obteve autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar com riscos de danos só depois de fechar a parceria com a varejista on-line, por isso a parceria com outra seguradora. Até então, ela só tinha licença para operar com vida, habitacional e previdência.

Macedo diz que vê com bons olhos as novas regras de distribuição de seguros no varejo, que têm como objetivo melhorar a qualidade da venda. Segundo ele, num primeiro momento elas podem provocar uma queda nas vendas, mas que no longo prazo vão melhorar a qualidade da carteira.

No caso de seguros de veículos, a Pan Seguros vai continuar atuando em parceria com a Porto Seguro, HDI e Generali. Segundo Macedo, essa é uma apólice importante por conta da atuação do banco no financiamento de veículos, mas é uma carteira em que é necessário ter uma escala que a seguradora ainda não tem para atuar.

As mudanças na estratégia comercial fazem parte da meta de chegar a R$ 500 milhões em receitas dentro de três anos. Segundo o último dado da Susep, de janeiro a outubro a seguradora faturou R$ 143 milhões em prêmios. Segundo Macedo, este ano as receitas devem chegar a R$ 200 milhões.

Macedo assumiu a seguradora após mudanças societárias na instituição financeira, em que Caixa Econômica Federal e BTG Pactual assumiram o controle do banco, após fraudes que geraram um rombo bilionário.

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