Breaking News

Apólice tem novos dados obrigatórios na emissão

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) redefiniu as informações mínimas que devem constar nas apólices de seguros e certificados, revogando oito dispositivos legais versando sobre o assunto, editados entre 1969 e 2012. A entidade acredita que “a decisão dará mais transparência aos contratos, além de proporcionar mais segurança aos consumidores”.

Ordenada na Circular 491/2014, recém-publicada, a medida tem ainda como objetivo, segundo a autarquia, atualizar as regras sobre a matéria, adequando-as às mudanças ocorridas no mercado, além de reunir e aprimorar em único dispositivo legal regras estabelecidas em várias outras circulares formuladas nos últimos 45 anos.

Entre as informações obrigatórias, está a discriminação dos valores por cada cobertura contratada, o que não era exigido anteriormente e, de forma geral, constava das apólices e certificados dentro de um único valor. Os prazos e a forma de pagamento do prêmio, assim como sua periodicidade, também deverão ser informados, assim como os números dos telefones da ouvidoria da seguradora e de atendimento ao consumidor. Outra informação básica obrigatória nas apólices de seguros é o endereço do site da Susep.

Segundo o órgão regulador e de fiscalização da atividade  de seguros, a medida, além de estar em conformidade com as novas práticas de mercado, permitindo uma melhor avaliação dos produtos comercializados, atende às recomendações das instituições de defesa dos direitos dos consumidores.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario