Breaking News

Multinacionais vão às compras para ampliar presença mundial

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

As multinacionais de seguros estão agitando mercados locais com uma política agressiva de compras de empresas para expandir suas operações mundiais. Nos dois últimos meses, a italiana Assicurazioni Generali,
por exemplo, fechou transação em Portugal, onde passou a operar em regime de sociedade anônima, e na Malásia, com a aquisição de 49% de participação da filial de seguros da Multi-Purpose Insurans Berhad (Mpib). A norte-americana Ace fez o mesmo ao assinar acordo para adquirir as operações de seguros da Fireman’s Fund nos Estados Unidos.

A também norte-americana American International Group, Inc. (AIG) não ficou atrás e concluiu a compra da Ageas Protect Limited, que tem operações no Reino Unido e nas ilhas do Canal e de Man. Outro grupo que mexeu no tabuleiro da atividade de seguros internacional foi o alemão Talanx, ao desembarcar no Chile para assumir o controle majoritário da Inversiones Magallanes, negócio tido como estratégico para o avanço da controlada HDI na América Latina.

Novas aquisições

Mais recentemente, a AIG voltou às compras, ao manifestar interesse em adquirir a Laya Healthcare, segunda maior empresa provedora de segurosaúde na Irlanda. Na corretagem de seguros, os passos da norte-americana Marsh também sacudiram o segmento dias atrás. A corretora anunciou a aquisição da Trade Insure situada em Aalst, empresa tida como líder na distribuição de apólices de seguro de crédito comercial na Bélgica.

Com a Laya Healthcare, a AIG espera fechar a transação ainda neste semestre. A empresa irlandesa tem cerca de 500 mil clientes e trabalha ainda com seguros de vida, dental e de viagem. Para a corporação norteamericana, “expandir os negócios de saúde é fundamental para a estratégia de seguros destinado ao público pessoa física e para atender as amplas necessidades de consumidores em mercados ao redor do globo”.

Já a Trade Insure, comprada pela Marsh, foca especialmente o provisionamento de trade credit insurance, “uma solução que pode auxiliar a melhora do fluxo de caixa, a redução de custos, a baixa nas taxas de empréstimos e o aumento do crédito, além de oferecer proteção contra devedores”. A Marsh acredita que a
corretora belga poderá oferecer uma ampla gama de soluções de seguros e serviços de consultoria para os clientes. Junto com o modelo de seguro tradicional, o posicionamento e o gerenciamento de sinistros, a Trade fornecerá ainda soluções especiais para risco político e de crédito estruturado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario