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Crianças fazem parte da estratégia

Fonte: Valor Econômico

Planos de previdência com objetivos específicos para crianças - como formação de poupança para a faculdade, pós-graduação, viagem, abertura do primeiro negócio - são considerados estratégicos pelas seguradoras. Esses produtos servem de ponte para as instituições estabelecerem relacionamento com pais e avós e, no longo prazo, com as crianças, já na fase adulta.

De janeiro a junho de 2015, o volume de recursos que entrou no PrevJunior da Icatu Seguros cresceu 64% em relação ao primeiro semestre do ano passado. "Muitas vezes, os pais não têm plano de previdência, mas contratam para os filhos", diz o superintendente de produtos de previdência da Icatu Seguros, Sérgio Prates.

O plano de contribuição mensal PrevJunior apresenta tíquete médio de R$ 122,00. Junto com o Prev Junior, há a possibilidade de contratação do seguro com coberturas que garantem pensão ou pagamento único, no caso de morte, e renda mensal no caso de invalidez total e permanente.

Na BrasilPrev, cerca de um terço (35%) do total de planos é voltado para crianças. "O BrasilPrev Junior é o carro chefe da companhia. É um segmento que damos muita atenção", diz o superintendente comercial da Brasilprev, Guilherme Rossi. "O tíquete médio de R$ 141,00 por mês garante um crescimento lento e permanente", afirma Rossi.

Segundo levantamento da Brasilprev de julho de 2015, feito com base nos mais de 420 mil clientes e 620 mil planos voltados ao público menor de idade, houve um crescimento no valor do tíquete médio de 8% em um ano: eram R$ 131 em julho de 2014 e saltaram para R$ 141 em julho de 2015.

"Observamos um aumento contínuo dos valores mensais investidos nos planos. No acumulado dos últimos cinco anos, foi de 40,3%", afirma a gerente da área de inteligência e gestão de clientes da Brasilprev, Soraia Hidalgo.

No estudo, a BrasilPrev mapeou a faixa etária dos clientes menores dos planos Brasilprev Junior. Na maioria, eles possuem entre sete e 14 anos de idade (41%), seguidos daqueles que têm entre zero e seis anos de idade (27%).

Quando analisada a idade dos responsáveis financeiros dos planos - que em maior parte é composta por pais (91%), seguidos por avós (6%) e tios (2%) - verifica-se que 36% têm entre 41 e 50 anos de idade, 30% entre 31 e 40 anos, 20% entre 51 e 60, 8% entre 61 e 70, e 2% mais que 70 anos de idade.

Na Zurich Santander, a captação de líquida de recursos nos planos para crianças aumentou 15% de janeiro a agosto de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, explica o diretor de produtos de previdência da Zurich Santander, João Batista Mendes. "A média de pagamento mensal é de R$ 120,00, sendo que 95% dos valores acumulados no produto resultam da regularidade de pagamento", diz. A maior parte (90%) vai para produtos de renda fixa.

Do total de planos de previdência contratados para crianças na Bradesco Seguros, em 2015, as contribuições mensais representaram mais de 85% da quantidade total comercializada. "Observamos um crescimento no ticket médio de 3% nos planos de pagamentos mensais e 42,5% nos planos de pagamento único", afirma o superintendente executivo de Vida e Previdência da Bradesco Seguros, Marcelo Rosseti. O principal destino é para o custeio da faculdade. As receitas de planos para menores atingiram R$ 213 milhões de janeiro a agosto de 2015, uma evolução de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na Itaú Previdência, a captação líquida dos planos para crianças apresentou crescimento de 15%, de janeiro a setembro de 2015.


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