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Diversificada, carteira de luxo ganha espaço

Fonte: Valor Econômico

Por Wanise Ferreira

Se no passado o mercado de seguro de artigos de luxo estava concentrado em poucos itens, como obras de arte, hoje em dia tudo o que é de alto valor para o interessado é "segurável" e pode ter uma apólice. De vinhos a projetos paisagísticos, de coleções de carrinhos às de espadas, de esculturas a vidros e porcelanas, cada vez cabem mais categorias nesse segmento. Apesar de ainda pequena em número de contratos, a área tem registrado um ritmo acelerado de expansão e o público de alto poder aquisitivo e exigente a que se destina parece imune a crises.

Priscila Magni, diretora de linhas pessoais da Chubb Seguros, especialista nesse mercado, calcula uma taxa anual de crescimento entre 25% e 30%. Customizado, o seguro de artigos de luxo trabalha com diversas formas de avaliação dos produtos a serem cobertos pelas seguradoras. As empresas podem enviar profissionais especializados naquela área para estabelecer o valor dos prêmios, aceitar documentos que comprovam originalidade das peças e até projetos, no caso de seguros paisagísticos.

Os itens e valores segurados pela Chubb são variados e em muitos casos fazem parte de coleções. Entre elas está, por exemplo, uma coleção de carrinhos avaliada em R$ 200 mil, uma de espadas japonesas de R$ 980 mil, quimonos com apólice de R$ 80 mil e garrafinhas de bebidas a R$ 19 mil.

Vinhos entraram recentemente na categoria de produtos a serem segurados. E já tem um recorde, com uma adega estimada em R$ 12 milhões. Apesar de não fazer seguro automobilístico, a Chubb tem carros antigos avaliados em R$ 3 milhões cuja apólice só cobre incêndio. "São carros de colecionadores que raramente deixam a garagem", diz Priscila. É ainda parceira da Porsche no evento Porsche Driving School, onde durante dois dias os clientes da montadora participam de provas de habilidade no autódromo do Velo Citá, em Mogi Guaçu (SP).

Segundo Priscila, na área residencial a gama de cobertura é grande e comporta cada vez mais itens, mas a Chubb decidiu estender o domínio da cobertura também para produtos que saem de casa. A empresa lançou recentemente a categoria all risk, que dá cobertura a qualquer bem segurado dentro ou fora da residência, inclusive no exterior, de bolsas a casacos, relógios, laptops, tablets e smartphones.

"Cada vez mais as pessoas se conscientizam de que precisam proteger seus investimentos, seja na compra de um carro, de uma casa, seja de coleções nas quais investiram muito dinheiro ao longo dos anos", afirma a executiva. Com essa flexibilidade no enquadramento de produtos a serem segurados, a companhia tem acompanhado a expansão desse mercado.

Apesar da multipresença, nem todo bem a ser segurado interessa. A seguradora desistiu do mercado de mega iates com que trabalhou há alguns anos. "O risco é alto e o prêmio não compensa", diz.


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