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Seguro de veículos crescem 4,8% em ano difícil

Fonte: Valor Econômico

Por Danylo Martins

Com o pé no freio. É assim que se comporta o mercado de seguros de automóveis neste ano, que sofre com a expressiva retração na venda doméstica de veículos novos, principal componente dos negócios desse segmento. Os dados mais recentes da Anfavea, entidade que representa as montadoras, apontam queda de 22,7% nas vendas até setembro ante o mesmo intervalo do ano passado, com 1,95 milhão de unidades emplacadas no período, pior número da indústria automobilística em oito anos.

"O cenário é negro e obviamente o mercado está sofrendo com isso", afirma Neival Freitas, diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). De janeiro a agosto, a arrecadação em prêmios atingiu R$ 21,502 bilhões, crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da FenSeg. A expansão, contudo, é mais moderada se levarmos em conta que o segmento cresceu 5,2% entre janeiro e agosto do ano passado na comparação com igual intervalo de 2013.

Mesmo com a desaceleração, o segmento segue entre as principais modalidades de seguro no país, abocanhando participação de 46,4% do total dos seguros de danos (que não inclui seguro de vida) até agosto, conforme dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em um mercado tradicionalmente concorrido, as seguradoras tentam aproveitar os últimos meses de 2015 para manter clientes e fisgar novos segurados com oferta de mais benefícios e facilidades na cesta de produtos.

Líder no segmento, com market share de 25,7% até agosto - considerando as duas outras empresas do grupo, Itaú Auto e Azul Seguros -, a Porto Seguro expandiu em 26% sua rede de serviços automotivos, na qual o cliente pode fazer manutenção e reparo dos veículos. Enquanto em outubro do ano passado existiam 196 unidades, hoje são 247 postos de atendimento e a expectativa é chegar a 300 até o fim do próximo ano. A companhia fechou setembro com arrecadação de R$ 3,42 bilhões em prêmios, incremento de 8,5% em relação a igual período de 2014.

Como parte de sua estratégia, a seguradora relançou neste ano a campanha Trânsito + Gentil, cujo objetivo é incentivar a gentileza entre os motoristas e premiar os condutores sem multas ou infrações. "Quem tem zero ponto na carteira de habilitação consegue 7% de desconto no seguro", diz Bruno Garfinkel, diretor de auto da companhia.

A diversidade de produtos é a principal arma do Grupo BB e Mapfre para encarar a menor procura por seguro de veículos, diz Sérgio Barros, diretor de produtos de automóvel do grupo. Atualmente, a companhia tem 3 milhões de veículos segurados. Com market share de 15,2% e prêmios de R$ 2,8 bilhões até o primeiro semestre, avanço de 7,8% em relação a igual período de 2014, a empresa tem apostado em produtos sob medida e rapidez no pagamento de indenizações, que deve ser feito em até cinco dias.

A SulAmérica está ampliando sua atuação para outras regiões, como sul de Minas, interior de São Paulo e Nordeste. "Nosso foco é explorar mais dos lugares onde já estávamos sem precisar abrir filiais", explica Eduardo Dal Ri, vice-presidente de auto e massificados.

Neste ano, a companhia também aprimorou, com uso da metodologia Lean, o atendimento nos centros automotivos, usados pelos clientes em caso de sinistro. O novo método, segundo a empresa, foi responsável por ampliar em 30% a capacidade de atendimento no primeiro semestre. Com 10,8% do mercado, a SulAmérica fechou agosto com 1,75 milhão de veículos segurados e prêmios de R$ 2,36 bilhões, expansão de 16,3% ante mesmo período de 2014.

Quem também mostra crescimento na casa de dois dígitos é a HDI Seguros, cuja arrecadação em prêmios saltou 14,5% até agosto, para R$ 1,994 bilhão. Com 1,85 milhão de veículos segurados e participação de 8,2% no segmento, a companhia vem apostando suas fichas principalmente no processo de expansão regional, com abertura de novas filiais no Estado do Rio de Janeiro e maior atuação em Belo Horizonte e cidades do Triângulo Mineiro. Faz parte dos planos da seguradora também lançar, até o fim do ano, um aplicativo que tem como objetivo facilitar a comunicação do sinistro. "O cliente vai enviar as informações do acontecimento pela ferramenta, o que trará velocidade na reportagem do sinistro", afirma Murilo Riedel, vice-presidente da companhia.

Usada pelos corretores, a plataforma HDI Digital é outra frente de atuação da seguradora para impulsionar os negócios. O sistema conta com 60 mil usuários cadastrados.

Para facilitar a contratação de seguro de automóvel, a VIS Corretora lançou há dois meses a plataforma on-line Otimize Seguros. Ao preencher os dados do veículo, a pessoa recebe propostas de quatro ou cinco seguradoras com um comparativo de coberturas e benefícios. "A contratação do seguro leva, em média, de um a quatro dias", afirma Nicholas Weiser, CEO da companhia. O sistema recebe entre 200 e 300 cotações por mês.


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