Breaking News

Índice de confiança do mercaodo segurador sobe acima de 12%

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), um dos principais termômetros do mercado segurador, subiu 12,8% em abril, de acordo com pesquisa da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Esta é a segunda alta consecutiva do indicador, que chegou a 83,4 pontos, a maior média desde dezembro de 2014.

“Acreditamos que, num cenário positivo, o indicador possa chegar a 100 pontos em dois meses. Abril foi um mês de eventos marcantes no cenário político nacional, como a votação do impeachment na Câmara dos
Deputados, e a economia tende a se aquecer na expectativa de soluções de médio prazo. Com a mudança na esfera política, problemas como inflação e desemprego podem ser amenizados – e o setor de seguros tende a responder rapidamente esse tipo de mudança”, explica o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

O setor de seguros é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB). É uma indústria que emprega mais de 40 mil pessoas, abriga cerca de 95 mil corretores e reúne 112 companhias seguradoras em todo o País. Em 2015, movimentou receita de R$ 92 bilhões, crescendo 12%.

O cálculo do ICSS tem por base entrevistas com executivos de mais de 100 companhias, entre grandes corretoras, seguradoras e resseguradoras.

Os percentuais são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 grandes empresas do setor, que indicam variação de 0 a 200 pontos para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados o Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (Icer) e Índice de Confiança das Grandes Corretoras (ICGC).

Entre março e abril de 2016, o ICGC registrou a maior variação: 18,2%, mas permaneceu abaixo de 100 pontos.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario