Breaking News

Plataformas ainda têm poucos provedores

Fonte: Valor Econômico

Poucas empresas disponibilizam plataformas on-line para vendas de planos de previdência porque esse mercado ainda é incipiente. Mas já há aquelas que estão prontas a oferecer a facilidade, tão logo o mercado deslanche. Por enquanto, a mais bem-sucedida é a multinacional americana Ebix, especializada em tecnologia para seguros, com sede em Atlanta. Em 2010, a empresa adquiriu a brasileira MCN, que foi responsável, em 2005, pelo desenvolvimento e pela implementação da solução de portabilidade de previdência da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

“Isso chamou a atenção da Ebix no exterior e, após a aquisição, a operação brasileira cresceu cinco vezes pela expansão orgânica e pela aquisição de mais duas empresas nacionais. Em 2011, a Ebix América Latina adquiriu a Usix e, no ano passado, a WDEV. São empresas de tecnologia e de processos de implementação e serviços profissionais de TI para o setor de seguros. A Ebix Inc é listada na Nasdaq e conta com mais de 14 mil clientes em 52 países”, diz Mario Nogueira, vice-presidente sênior para a América Latina da Ebix.

No Brasil, a empresa opera por meio de uma plataforma que permite cotação, proposta e emissão on-line entre corretores e seguradoras e cotação multicálculo. Também oferece a função worksite marketing, permitindo que seguradoras com contratos corporativos possam fazer cross selling de outros seguros para funcionários dos clientes por meio de totens ou pela intranet. Mas o grande case da empresa no Brasil é a plataforma de vendas de planos de previdência da XP Investimentos.


“Fomos procurados, há um ano e meio, pela XP Investimentos para viabilizar a venda on-line com o apoio dos assessores da corretora. De um lado, a plataforma permite o acesso on-line dos assessores para que eles possam ajudar os clientes na aquisição de forma mais simplificada. De outro, o cliente tem à disposição produtos de várias seguradoras que se integraram à XP. A plataforma permite também facilitar a portabilidade, já que fazemos todo o suporte da solução da FenaPrevi para a portabilidade”, explica Nogueira.

Luiz Maida, executivo de vendas da Ebix, esclarece que o processo de venda dá-se por quatro etapas: o cliente escolhe o plano; se tiver um plano pode fazer a portabilidade — que, no caso da XP, é facilitado porque a Ebix é que gera as informações para o SID sistema de portabilidade da FenaPrevi; conferência das informações; e assinatura eletrônica.

“A contratação de um plano de previdência tem um custo de logística alto para o corretor e uma remuneração baixa. Uma solução on-line vai baratear o processo de distribuição”, vislumbra Maida.

A Plataformatec é uma consultoria e desenvolvedora de software para plataformas digitais, que atua há oito anos no Brasil e no exterior e desenvolve soluções customizadas para a área de seguros. A empresa tem as plataformas digitais de seguros on-line da Bidu e da Youse. Por enquanto, as duas corretoras ainda não vendem produtos de previdência mas, Hugo Baraúna, cofundador e diretor de marketing e vendas da Plataformatec, vê bom potencial de mercado para esse segmento.

“Com a reforma da Previdência, o aumento da demanda de produtos de previdência será no país inteiro, e uma empresa posicionada digitalmente terá melhor condição de aproveitar essa oportunidade”, prevê Baraúna.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario