Breaking News

Seguro Viagem tem crescimento de 55% neste ano até julho

Fonte: Valor Econômico
Por Danylo Martins | Para o Valor, de São Paulo

Fabiano Lima: brasileiro viaja mais do que há uma década e a demanda por proteção tem superado esse crescimento

Mesmo com a crise, os brasileiros continuam a viajar, o que serve de combustível para o mercado de seguro viagem manter em 2017 o crescimento vigoroso dos últimos anos. De janeiro a julho, a modalidade atingiu R$ 317,32 milhões em prêmios, montante 55,5% superior ao volume registrado no mesmo intervalo de 2016, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Para se ter uma ideia, em 2013, o segmento não chegava nem a R$ 100 milhões em prêmios.

O movimento de alta ganhou ainda mais força de um ano e meio para cá, impulsionado pelas mudanças nas regras do produto. Desde março de 2016, o seguro viagem passou a contar com mais coberturas obrigatórias para viagens internacionais, entre elas: despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior; traslado de corpo; traslado médico; e regresso sanitário. Até então, a cobertura de despesas médicas e hospitalares era oferecida como serviço de assistência, e não como proteção obrigatória do seguro.

De olho nessa escalada, as companhias têm ampliado os esforços no segmento. "Antes as seguradoras até deixavam de lado o produto porque a competição com as empresas de assistência-viagem era desleal. Hoje as seguradoras têm mais apetite em trabalhar com esse tipo de produto", afirma Ana Badaró, diretora de personal lines da BR Insurance. Na corretora, essa carteira cresceu 75% em julho deste ano ante o mesmo mês de 2016. Até o fim do ano, o segmento deve avançar 30%.


Para os últimos meses do ano, a estratégia das companhias é acelerar as campanhas de venda e divulgação em redes sociais. "Apesar de ter venda durante todo o ano, o seguro viagem é sazonal, com picos em junho por conta das férias de julho e no fim do ano, efeito que dura até fevereiro mais ou menos", explica Fernanda Pasquarelli, diretora de vida, previdência e investimentos da Porto Seguro. Segundo ela, a expectativa é de crescer na casa dos 20% neste fim de ano.

"Já estamos nos preparando para os feriados de novembro e para as festas de fim do ano", conta Ana, da BR Insurance, que recentemente colocou no ar um site focado na compra de seguro viagem. Atualmente, a corretora disponibiliza o produto de quatro seguradoras.

O crescimento da modalidade nos últimos anos reflete uma tendência que veio para ficar, afirma Fernanda, da Porto Seguro. "Há mais agentes de venda, tanto corretores quanto operadores de turismo. Além disso, notamos o cliente mais preocupado em comprar esse tipo de seguro", observa. Na seguradora, os prêmios avançaram 9,4% de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016, conforme dados da Susep.


Além das coberturas obrigatórias, o produto da Porto Seguro inclui assistência 24 horas com atendimento em português e serviço de concierge, que ajuda na reserva de hotéis, restaurantes, veículos e ingressos para espetáculos. Pelo site, é possível contratar seguros para diferentes destinos (nacionais, Europa, América), como também planos focados em viagens de aventura ou para uma estadia mais longa no exterior, como intercâmbio.

"Temos notado uma evolução interessante neste segmento, especialmente nos últimos anos. Hoje, o brasileiro viaja mais do que há uma década, e a demanda por proteção tem superado esse crescimento do mercado de turismo, uma vez que seguro é também uma questão de educação e conscientização", afirma Fabiano Lima, diretor de vida e previdência da SulAmérica. Nos sete primeiros meses do ano, a companhia acumulou prêmios de R$ 8,6 milhões.

A seguradora aposta na customização e flexibilidade do produto para fisgar os clientes. "A pessoa pode viajar em família e necessitar da cobertura de retorno de menores, que consiste no fornecimento de passagens áreas de ida e volta para uma pessoa designada pela família para acompanhar os menores de 14 anos na volta para casa, caso elas venham a ficar desacompanhadas por motivo de imprevisto com o segurado principal", diz Lima. Outro diferencial, segundo ele, é a contratação 100% on-line.

Com o aquecimento nos últimos anos, a concorrência no mercado de seguro viagem ficou mais acirrada. Desde 2015, a Omint Seguros, do Grupo Omint (especializado no setor de saúde), oferece produtos para diversos perfis de viajantes. Há soluções para lazer, negócios, estudos, prática de esporte amador, com cobertura adequada a cada tipo de público. O grupo já trabalhava com assistência viagem por meio da empresa especializada Premium Assistance, que há dois anos passou a operar com a marca Omint Seguro Viagem, comercializando apólices de proteção para viagens nacionais e internacionais.

Os planos são formatados para pessoas físicas e empresas, sendo 75,6% das vendas de seguro viagem individual e o restante de planos coletivos. "Temos uma base de distribuição bem estruturada e parcerias estratégicas com corretores e representantes que comercializam os planos voltados para a proteção pessoal", afirma Ricardo Ferraz, diretor da Omint Seguros. A seguradora conta com rede de assistência no exterior, que contempla seis mil profissionais, dois mil hospitais, 46 centros de atendimentos em cinco continentes e atendimento telefônico em até cinco idiomas.Q

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario