Breaking News

'Fintech' de seguros Thinkseg compra corretora Bidu

Fonte: Valor Econômico

A Thinkseg, empresa que usa tecnologia para vender produtos de seguros - conhecida como "insurtech" -, adquiriu toda a operação da corretora de seguros Bidu. O negócio foi fechado na última semana e envolveu "algumas dezenas de milhões de reais", segundo Andre Gregori, presidente da Thinkseg.

Com a aquisição, a empresa passa a somar 23 mil clientes ativos e quase 2 milhões de clientes cadastrados, o que, de acordo com o executivo, deve transformá-la na maior insurtech do país. Antes da compra da Bidu, a Thinkseg tinha cerca de 3 mil clientes ativos e 80 mil clientes cadastrados. O volume de prêmios estimado das duas empresas passa a ser de R$ 85 milhões, 90% referentes a prêmios de seguro auto. Com a compra, os antigos donos da Bidu passam a ser sócios da Thinkseg.

A compra tem o objetivo de aproveitar o conhecimento de vendas e marketing digital da Bidu para divulgar os produtos da Thinkseg. "A Bidu é uma corretora que vende produtos de outras seguradoras, mas a plataforma é on-line. O modelo de captura digital, o sistema de métricas para eles aparecerem no Google e a negociação com provedores de mídia é feita de maneira brilhante", diz. A ideia, portanto, seria colocar os produtos da Thinkseg dentro da prateleira da Bidu e, assim, aproveitar o fluxo de visitas que a corretora recebe.

A Thinkseg, por outro lado, funciona como um market place com produtos de 11 seguradoras parceiras. O diferencial, contudo, é que o que é oferecido aos compradores são produtos customizados. "Pensamos em diferentes 'personas' e desenvolvemos um combo para cada um. Pode ser que nesse combo tenha o seguro auto de uma, o residencial de outra, de modo que fique perfeito para aquela pessoa", afirma Gregori. Além dos seguros, a empresa ainda conta com mais três parceiras que oferecem serviços como guincho, manutenção e reparos.

Com o anúncio dos produtos nas plataformas da Bidu, Gregori espera que o fluxo de visitantes no site e aplicativo da Thinkseg aumente em até 50 vezes. "Não sabemos se tudo isso vai se converter em clientes, mas quanto mais gente trouxermos é provável que haja mais conversão", afirma. O executivo espera que esse aumento aconteça já nos próximos 60 dias.

Pelo lado da Bidu, Gregori afirma que a vantagem de ter a Thinkseg como dona está na troca de experiências. "Eles nos trazem o know how do marketing, das vendas, e nós levamos o nosso conhecimento de criação de produtos e relacionamento com as seguradoras", afirma. Ele garante, no entanto, que no médio prazo as duas empresas continuam com os mesmos serviços e funcionamento.

Segundo dados do Comitê de Insurtechs da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, existem 78 insurtechs no Brasil. No mundo, são aproximadamente 1.500 empresas. O estudo Fintech Radar Brazil mostra que o número de fintechs voltadas para o setor de seguros cresceu cerca de 73% por ano desde 2016 até maio de 2018.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario